18 C
Rio Branco
9 maio, 2021 8:34 am

Falso laboratório é autuado por suspeita de aplicar golpes com testes de Covid em Manaus

POR G1 AM

Um falso laboratório foi autuado em Manaus por suspeita de aplicar golpes com testes de Covid-19. O estabelecimento foi alvo da operação ‘Covid Falso Negativo’, deflagrada pela polícia e órgãos sanitários nesta terça-feira (9).

O local, no bairro Adrianópolis, Zona Sul, apresentava más condições sanitárias e realizava testes para Covid-19 apenas com pagamento antecipado, porém os consumidores não recebiam os resultados dos exames, informou o delegado Eduardo Paixão, da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon).

No espaço também foi notada a ausência de profissionais aptos para realização de exames; e a empresa não notificava o Sistema Único de Saúde (SUS) e os solicitantes dos testes.

“É triste e revoltante ver que os inúmeros alertas das autoridades sanitárias são tratados com desdém, e que alguns empresários insistem no lucro sem qualquer compromisso com a saúde pública do cidadão, que já sofre com a doença”, declarou o delegado, por meio de assessoria.

Até esta segunda (8), o estado registrava mais de 324 mil casos confirmados de Covid, e mais de 11,2 mil pessoas morreram com a doença.

Durante a operação, segundo Paixão, os investigadores identificaram que o falso laboratório excluiu suas redes sociais que ofertavam os testes de Covid-19, para tentar fugir da fiscalização.

Os consumidores que se sentirem enganados devem formalizar denúncias nos canais oficiais e não apenas em redes sociais, para que os casos sejam investigados e os empresários punidos.

Além da Polícia Civil, a operação contou com apoio do Conselho de Farmácia do Amazonas (CRF) e da Vigilância Sanitária de Manaus (VISA).

A empresa foi autuada por inúmeras infrações sanitárias flagradas, poderá perder licença de funcionamento e o proprietário responderá inquérito por crime contra relação de consumo (art. 7, IX da Lei 8137/90), e também por exercício ilegal da profissão (art. 47 do CP).