Aniversário do AC: 5 momentos em que o estado foi destaque lá fora e os assuntos mais comentados

Terça-feira (15) é dia de celebrar os 59 anos de emancipação do Acre à categoria de Estado. Neste mesmo dia, em 1962, foi sancionada por João Goulart, então presidente da República, a lei que transformou o Território do Acre em Estado do Acre.

O Estado que pertencia à Bolívia e ao Peru, e em 1899, já teve até acordo secreto entre a Bolívia e os Estados Unidos – o território chegou a se tornar um país. As muitas lutas pararam apenas em 17 de novembro de 1903, quando o governo brasileiro negociou a anexação das terras do Acre ao Brasil, através do Tratado de Petrópolis.

De lá para cá, o estado que lutou para ser brasileiro começou a construir sua história e, na data que completa mais um ano de emancipação (15), nossa reportagem decidiu fazer uma homenagem diferente: separamos os cinco tópicos mais comentados desse último ano – dentro e fora do Acre.

Se você ainda não parou para pensar sobre quais foram os assuntos mais comentados do Estado – aqui e lá fora – a gente separou para você:

5- Influenciadores e pessoas públicas do Estado

Depois da onda de influenciadores que atingiu o estado, as reportagens sobre celebridades começaram a bombar. Antes disso, apenas os políticos do Estado – e poucas outras pessoas – detinham esse status de ‘celebridades’, mesmo que locais.

Montagem: ContilNet

Dentre os maiores destaques dos influenciadores, uma das mais seguidas do Acre, Jessica Ingrede. Ela mostrou em seu Instagram todos os detalhes do parto de Sophie, fruto de seu relacionamento com Jordson, e conquistou os acreanos. Foram mais de 200 mil visualizações. Veja mais clicando AQUI.

No final do último ano, a criticada – mas nunca esquecida – lista dos solteiros mais cobiçados bombou. Foram centenas de milhares de visualizações. Reveja clicando AQUI.

Falando em políticos, um dos destaques foi a separação dos políticos famosos do Estado. Após a separação do senador Sérgio Petecão e da vice-prefeita de Rio Branco Marfisa Galvão, o colunista Douglas Richer fez um material sobre os casais da política acreana que chocaram ao anunciar separação. Veja AQUI.

4- Apagão de 57 dias

Uma notícia que saiu dia 04 de março de 2021 no Estadão virou o terror dos acreanos. A hidrelétrica de Santo Antônio, a quarta maior usina do País, com capacidade de atender até 45 milhões de pessoas, foi destaque pelo risco de ficar 100% desligada por até 57 dias, ainda no primeiro semestre deste ano. A hidrelétrica está localizada nas águas do Rio Madeira, em Porto Velho (RO) e é quem abastece o Acre.

De acordo com o Google Trends, que aglutina os termos mais pesquisados por localidade, esse foi um dos maiores termos em pesquisa no Brasil. Felizmente, o primeiro semestre está quase acabando e nada de desligamento.

Bruno no Rio Branco/Foto: reprodução

3- Goleiro Bruno

A contratação e performance do polêmico goleiro Bruno, que estava no Acre jogando oficialmente por um time local, foi alvo de diversas reportagens que ultrapassaram as fronteiras do Acre.

Ele se despediu do time acreano em janeiro deste ano e, logo depois, ainda foi alvo de algumas reportagens que diziam respeito ao seu futuro depois do futebol – ele se tornou investidor profissional e movimentou as redes. Dentro e fora do Acre.

2- Trisal do Alto Acre

O trisal do Alto Acre, de acordo com mecanismos de pesquisa, ultrapassou as barreiras do estado. O assunto foi clicado por internautas de diversos estados brasileiros. Diário do Nordeste, O Povo, e diversos sites de Rondônia noticiaram o fato.

Por aqui, a história ainda rende muitos acessos: todo mudo quer saber como eles estão, como está a relação, como funciona a rotina de um trisal e muitos outros questionamentos. Por último, quem compartilhou a foto dos três foi ninguém menos que Luiz Bacci.

O relacionamento mais “polêmico” do Acre foi comentado por sites de fora. Foto: arquivo pessoal

Nossa reportagem procurou eles até para saber o que fariam no Dia dos Namorados!

E aí? Assumiria um relacionamento parecido?

1- Enchente

Esse foi o termo mais pesquisado envolvendo o Acre. De acordo com o Google, o Acre foi o terceiro estado brasileiro que o país mais ficou preocupado em saber mais informações – perdendo apenas para Taquari, no Rio Grande do Sul, e Manaus, município amazonense.

O termo “enchente no Acre” é o segundo mais pesquisado do Brasil inteiro, dentro do período de um ano, entre os demais estados. Em fevereiro, centenas de milhares de pessoas foram afetadas pelas cheias dos rios no Acre. Isso fez com que a campanha SOS Acre fosse compartilhada pelo Brasil inteiro.

Sites dentro e fora do Brasil noticiaram o fato.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost