Mais uma do Boca: depois de pedir Saerb de volta, reversão do sistema deve ficar somente para 2022

Sem reversão

Logo no início do mandado, o prefeito Tião Bocalom (PP) solicitou ao Governo do Estado a reversão do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), que está sob a égide do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), para o município, pedido que foi prontamente atendido pelo governador Gladson Cameli (PP). Mas o que parecia ser breve, tá mais esticado que pescoço de girafa.

Atraso

Há pouco mais de uma semana o vereador Emerson Jarude (MDB) já havia alertado para a demora da reversão. Jarude divulgou nas redes sociais que o prefeito havia pedido mais um mês de prazo para assumir o sistema de água e esgoto de Rio Branco. Para o parlamentar, o atraso se deve a falta de um quadro técnico qualificado no município para assumir o controle do órgão. “O problema não é prazo, é gestão”, disse.

Só em 2022

Mas esse prazo pode aumentar ainda mais. É que de acordo com site AC24horas, o contrato que trata da reversão do sistema de água deve ser adiado novamente, dessa vez para o ano que vem, 2022. O motivo de tanta demora seria a falta de pessoal qualificado e de recursos. Será que ainda dá tempo de desistir?

Igesac

O grande debate de hoje na Assembleia Legislativa do Acre foi a extinção do Igesac, antigo pró-saúde. O projeto de lei, de autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade. A ideia é que os mais de 900 trabalhadores, do agora extinto Igesac, sejam incorporados à Secretaria de Estado de Saúde.

Há riscos

Mesmo com a aprovação na Aleac, há possibilidade da extinção não dar certo. Um deputado da oposição contou à coluna em off que assim que a lei for promulgada, o Ministério Público deve intervir.

Vale a pena ver de novo

A advogada Joana D’arc, autora do pedido de impeachment do prefeito Tião Bocalom, que foi derrubado na Câmara de Vereadores por 14 votos a 2, disse que vai pedir a anulação da sessão que deu a vitória ao prefeito. O motivo não foi revelado, mas a autora afirmou que por ser advogada, tem a prerrogativa de pedir a anulação.

Agosto Cinza

São tantas cores que caracterizam os meses do ano que é até difícil lembrar de todas. Alguns meses carregam inclusive mais de uma cor. Mas esse arco-íris anual tem um bom motivo, cada cor dessa carrega uma mensagem. No Acre, o mês de agosto pode ganhar mais uma cor, o cinza. A proposta é do deputado Roberto Duarte (MDB), que quer transformar agosto em um mês de conscientização, prevenção e combate a prática de queimadas urbanas e rurais.

Marco temporal

Em Cruzeiro do Sul, mais de 500 indígenas fecharam um trecho da BR-364 no início da manhã desta quarta-feira (01). A manifestação ocorreu contra o “marco temporal”, que altera a demarcação de terras indígenas, e está sendo julgado pelo STF. Se a regra for aceita, os indígenas só podem reivindicar terras que já eram ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988.

Pelo esporte

O deputado estadual Neném Almeida (Podemos) foi homenageado pelo Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região, CREF8, por ser o parlamentar que mais incentiva o esporte no Acre. Em um evento realizado hoje, pelo Conselho, o deputado ganhou um troféu como agradecimento e reconhecimento do trabalho. A data foi escolhida porque é comemorado hoje, 1º de setembro, o Dia do Educador Físico.

Condolências

A deputada federal Pérpetua Almeida (PCdoB) perdeu hoje sua irmã mais velha, a professora Maria das Graças Almeida. A professora estava na UTI, em função de complicações repentinas em seu quadro de saúde. Este colunista e o site ContilNet externam solidariedade e pesar a todos os familiares.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Mais uma do Boca: depois de pedir Saerb de volta, reversão do sistema deve ficar somente para 2022