27.3 C
Rio Branco
24 novembro 2021 5:32 pm

Como saber se a melancia está madura? Confira agora mesmo

POR FOLHAGO

Última atualização em 28/10/2021 15:26

Ao contrário de outros tipos de frutas de verão, você não pode fazer o teste de cheirar uma melancia para determinar se está madura e pronta para comer. Quando se trata de melancia, você deve usar seus olhos e ouvidos. Aprenda hoje (27/10) como descobrir se uma melancia está madura aqui no Horta e Jardim.

Dicas para descobrir se uma melancia está madura

Sem sombra de dúvida, para saber se uma melancia está madura isso requer um pouco mais de conhecimento acerca de certas características de quando a fruta em questão está no ponto de madura.

Confira adianta algumas dicas!

Faça um teste de impacto

Uma melancia madura deve ter um som profundo e oco quando você bate na casca com a mão, semelhante a uma batida na porta. Um melão verde terá uma ressonância mais aguda, enquanto um melão maduro demais soará mais como um baque.

Verifique o local do campo

Um ponto no campo (ou ponto no solo) é a parte inferior do melão que fica no campo à medida que ele cresce. Uma mancha amarela é um bom sinal de que a melancia foi deixada para amadurecer na videira por tempo suficiente. Um melão maduro terá uma mancha de campo amanteigada ou amarela cremosa ao longo de sua barriga, e um melão menos maduro terá uma mancha de campo branca.

Sinta seu peso

Ao comparar duas melancias do mesmo tamanho, a mais pesada tem maior probabilidade de estar madura. Uma melancia verde vai parecer mais leve e menos resistente do que uma melancia suculenta e madura. No entanto, um melão que parece muito pesado também pode indicar excesso de gordura.

Sinta o cheiro

Você poderá sentir o aroma doce da melancia através da casca de uma melancia madura. A melancia provavelmente está submersa se você não conseguir sentir o cheiro de nada através da casca. No entanto, se o cheiro for muito forte, ele pode estar maduro demais.

Verifique a gavinha

A melancia tem uma gavinha crespa onde a fruta foi conectada à videira durante o processo de crescimento. Se a melancia estiver madura, a gavinha crespa deve estar quase completamente seca. Se a gavinha crespa for verde, a melancia foi colhida muito cedo e não está madura. Este método pode não funcionar no supermercado, mas pode ajudar no cultivo de melancia em seu próprio jardim ou na escolha de uma no mercado de um fazendeiro local.

Aperte a carne

A melhor melancia é suculenta, mas firme, com apenas um pouco de elasticidade na casca. Se a casca for mole, pode indicar uma fruta muito madura ou desnutrida. Você também pode tentar pressionar a ponta da flor de uma melancia. Uma melancia verde terá um final de flor completamente sólido, enquanto um melão maduro demais será mole e farinhento.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!