23.9 C
Rio Branco
24 novembro 2021 8:26 pm

Kamala Harris se torna a primeira mulher a presidir os EUA

A vice-presidente da nação norte-americana substituiu Joe Biden brevemente. O chefe de Estado passou por uma colonoscopia

POR CORREIO BRAZILIENSE

Última atualização em 19/11/2021 15:33

Kamala Harris alcançou outra marca histórica como política nos Estados Unidos. Além de ser a primeira mulher e primeira negra vice-presidente da nação norte-americana, ela foi a primeira figura feminina a ter poderes presidenciais no país. Ela assumiu a cadeira do presidente Joe Biden enquanto ele esteve sob anestesia, procedimento necessário para o exame de colonoscopia que ele fez na manhã desta sexta-feira (19/11).

De acordo com um comunicado emitido pela secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, Harris foi a presidente dos Estados Unidos das 10h10 às 11h35 (horários dos EUA) e “trabalhou no escritório dela durante este período”. Quando Biden voltou à lucidez, após 1 hora e 25 minutos, o poder voltou para ele.

A Casa Branca também relembrou que a transferência temporária de poder não era sem precedentes e lembrou que a mesma situação ocorreu no governo Bush. “Como foi o caso quando o presidente George W Bush seguiu o mesmo procedimento em 2002 e 2007”, disse o comunicado.

O exame médico de Biden faz parte de procedimentos de rotina para avaliar a saúde do presidente de 78 anos, o mais velho a assumir a presidência na história dos EUA.Harris prestes a embarcar no Força Aérea Dois para retornar a Washington, DC, após uma viagem no Havaí Kamala em visita ao Instituto Nacional de Higienização e Epidemiologia, no Vietnam, onde 270 mil doses da vacina da Pfizer foram entreguesKamala ao lado do primeiro ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, em agosto deste ano. Foto: EVELYN HOCKSTEIN / POOL / AFPKamala deposita flores no memorial do senador John McCain, onde sua aeronave da Marinha foi abatida pelos norte-vietnamitas, no aniversário de três anos de sua morte, em Hanói, Vietnã, em 25 de agosto de 2021. Kamala é a primeira mulher vice-presidente, além de ser a primeira negra no cargo - AFP / SAUL LOEB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.