Coluna: senador Flávio Bolsonaro entra no jogo e disputa pela cadeira de Senado pega fogo no Acre

Clima de capítulo decisivo novela das 21h em Brasília. Com grande parte do primeiro escalão da política acreana mexendo os pauzinhos por lá, a expectativa de muita gente que acompanha a política acreana é que a comitiva que está em Brasília pegue o avião de volta com respostas mais concretas sobre as eleições.

São muitas as perguntas a serem respondidas. Gladson será candidato à reeleição pelo Progressistas? Vai ter dobradinha com Mailza Gomes? Luiz Gonzaga foi recebido pelo ninho progressista?

Toda essa história chega ao clímax com uma reunião entre Márcia Bittar, pré-candidata ao Senado, Gladson Cameli e Flávio Bolsonaro. Este último, filho do presidente que é responsável pelas articulações nos estados, parece ter entrado de cabeça na disputa do Acre. Agora, a discussão, que já está acalorada, atinge outro escalão no nível federal. Eu avisei que esse jogo reservava boas emoções.

Não é de hoje

O fato é que presidente Jair Bolsonaro pensa na chapa ao Senado há anos. Não começou ontem. E a ideia de quem é ou deixa de ser a melhor opção para o Acre e demais estados não começou a ser trabalhada hoje.

Calcanhar de Aquiles

Para Bolsonaro conseguir despachar suas demandas, precisa de uma base maior e qualificada. E isso passa pela presença em todos os estados, ou em sua grande maioria. Quem entrar na disputa com o aval do presidente, entra com o selo de participante ativo desse projeto.

Marcio Bittar

Consultado, o senador Marcio Bittar evitou falar sobre os pormenores das reuniões. Deixou claro que Márcia faz parte de um projeto de Jair Bolsonaro e reiterou apoio. “Não é novidade para ninguém. Desde o começo, afirmei repetidas vezes que estou com Márcia até o fim e que sua pré-candidatura nasce de dois pilares: um projeto local e um projeto nacional”. Reiterou o que sempre disse, sobre estar com o governador Gladson Cameli e ser um dos primeiros a levantar a bandeira de que a vez é dele.

Janela partidária

Tem gente contando os dias para a abertura da janela partidária. Faltam menos de 15 dias. As previsões do PL são animadoras: querem atrair os apaixonados por Bolsonaro. No Acre, Mara Rocha deve migrar. Mas o que eles não esperavam é um PP também sedento por nomes. Articulação do próprio presidente nacional, ministro Ciro Nogueira, deve colocar dezenas deles para dentro da sigla – número especulado por membros do próprio partido.

MDB e União Brasil

“O martelo já está batido, nós e o MDB vamos caminhar juntos. Isso está certo. Vamos caminhar juntos para tentar a federação. Se, por acaso, não for possível fazer federação, porque você tem que ver os Estados, aí nós vamos caminhar juntos independente da federação”. Do presidente do União Brasil, Luciano Bivar.

A legenda

Ainda é uma incógnita a legenda que recebe a pré-candidata Márcia Bittar. A decisão passa pelo crivo do presidente Jair Bolsonaro. Agora, o que eu não sabia, é que a condução do senador Marcio à presidência regional do União Brasil também tem outorga de Bolsonaro. Tudo planejado.

Duda Couto

O Acre recebeu com tristeza a morte de Duda Couto. Duarte José do Couto estava internado no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, há pelo menos três meses. Perda inestimável. Que Deus dispense amor aos familiares e que Duda descanse em paz.

Duda Couto²

O líder do Governo na Aleac, deputado Pedro Longo (PV) apresentou moção de pesar à mesa da Aleac em homenagem à morte de Duda. O deputado destacou que a moção foi apresentada “por sua trajetória de vida, por sua irreparável conduta e por sua dedicação à família e sociedade acreana”. Merecido.

Impulsionamento

As verbas para posts pagos e mensagens de deputados federais nas redes sociais aumentam a cada ano. Saiu de R$ 439 mil, em 2019, para R$ 965,8 mil em 2021. Dados divulgados pelo colunista Ricardo Noblat. A tendência é aumentar. O PSB é campeão nacional de uso desse tipo de recurso, pago com dinheiro público.

Impulsionamento²

Afirmo com propriedade que a tendência é aumentar porque é isso que o mercado acena. As campanhas estão cada vez mais saindo do marketing tradicional e indo para os ambientes digitais. Noblat cita o exemplo de Gleisi Hoffmann: em 2021, conquistou 85,2 mi seguidores, saltando para um total de 1,6 milhão. Se a equipe de Gleisi foi estratégica, ela conquistou seguidores ativos interessados apenas naquilo que ela defende. Sim, é possivel.

Impulsionamento³

Dá para criar grupos de WhatsApp com pessoas interessadas em determinado assunto, criar campanhas segmentadas para pessoas que tem determinado interesse, restringir público, fazer campanhas voltadas para aumento de seguidores. Uma infinidade de opções, com as quais já tive oportunidade de trabalhar em empresas nacionais e multinacionais. Mas isso é assunto para uma verdadeira mentoria de Marketing.

Mailza Gomes

Só deu Mailza Gomes nos principais sites de notícias. Ela é a grande articuladora que levou uma verdadeira caravana a Brasília. Debateu eleições, assuntos de grande interesse dos acreanos e volta com novidades no assunto BR-364.

MDB quer governador

“Governar o MDB sabe”. Reiterando apoio a pré-candidatura de Emerson Jarude, o deputado federal Flaviano Melo abriu caixa de perguntas no Instagram e disse que ‘tudo que o partido quer é um candidato a governador’. Marcou o vereador e tudo. No grupo, tem quem acredite – ainda – em uma aliança com Gladson.

MDB quer governador²

Muita coisa pode mudar com a reunião da próxima semana. Presença de honra de Vagner Sales. A cada dia que passa, a disputa fica cada vez mais eletrizante – dentro dos partidos também.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost