Efeito Brady: veja outros atletas que desistiram da aposentadoria

O astro do futebol americano Tom Brady anunciou, neste domingo (13/3), o seu retorno aos gramados pouco mais de um mês depois de ter confirmado sua aposentadoria.

No dia 1º de fevereiro, o quarterback do Tampa Bay Buccaneers usou seu perfil no Instagram para agradecer o apoio do fãs, companheiros de equipe, treinadores e família ao longo da carreira e compartilhar sua decisão. Mesmo assim, Brady sempre deixou aberta a possibilidade de um retorno para o futebol americano.

A volta à NFL foi bastante especulada pela imprensa que cobre a liga e, apesar da surpresa entre os fãs de esporte, Brady não é o primeiro atleta que mudou de ideia após decidir que era seu momento de parar.

A volta à NFL foi bastante especulada pela imprensa que cobre a liga e, apesar da surpresa entre os fãs de esporte, Brady não é o primeiro atleta que mudou de ideia após decidir que era seu momento de parar.

Confira a seguir alguns nomes que voltaram atrás na decisão de aposentadoria:

Michael Jordan

O jogador, que ocupa o lugar de um dos maiores jogadores da história do basquete, parou de jogar duas vezes antes de oficialmente se aposentar. A primeira foi aos 30 anos, quando decidiu migrar para o beisebol em 1994, mas voltou às quadras após pouco mais de um ano. Já a segunda vez aconteceu em 1999, quando Jordan tinha 35 anos e seu retorno aconteceu em 2001. Michael anunciou sua aposentadoria oficialmente em 2003.

Hortência

A campeã mundial de basquete decidiu encerrar sua carreira em 1994, escolhendo ficar de fora das Olímpiadas de Atlanta. Hortência teve um filho nesse período e anunciou, em 1996, que retornaria ao esporte, conquistando a prata nos Jogos Olímpicos que achou que não participaria.

Fernanda Venturini

A medalhista olímpica se afastou do vôlei em 2001, quando ficou grávida de sua primeira filha com o técnico Bernardinho. Venturini voltou a jogar em 2002 e, em 2006, anunciou pela segunda vez sua aposentadoria. A atleta voltou no ano seguinte, em busca de uma vaga para as Olimpíadas de Pequim 2008, que não aconteceu. A levantadora fez seu terceiro anúncio ainda em 2007, mas retornou em 2011 para reforçar o time Unilever na temporada 2011/2012. Com o título de vice-campeã da Superliga, Fernanda encerrou a carreira definitivamente.

Falcão

O jogador de futsal se aposentou da Seleção Brasileira duas vezes antes de encerrar a carreira oficialmente em 2018. O primeiro anúncio, em 2014, aconteceu por discordância com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que fez mudanças e permitiu o retorno de Falcão. Em 2017, o atleta chegou a fazer um jogo de despedida antes de retornar à equipe alguns meses depois.

Formiga

Formiga decidiu que não jogaria mais pela Seleção Brasileira feminina depois dos Jogos do Rio. Em 2017, mudou de ideia e voltou para tentar mais um ciclo com a amarelinha. Jogou a Copa do Mundo de 2019 e os Jogos de Tóquio em 2021, quando decidiu pendurar as chuteiras oficialmente da Seleção Brasileira, continuando sua carreira nos clubes brasileiros.

Michael Schumacher

Michael Schumacher, detentor do maior número de títulos de Fórmula 1 na história, encerrou a carreira em 2006, com sete títulos mundiais conquistados. Entretanto, decidiu dar mais uma chance ao esporte em 2010, quando conseguiu mais um pódio, mas nenhuma vitória. A aposentadoria definitiva veio três temporadas após o retorno.

Alain Prost

O piloto francês Alain Prost já havia conquista o tricampeonato de Fórmula 1 quando decidiu se aposentar em 1992. Mesmo assim, a Williams o convidou para retornar às pistas no ano seguinte. Prost retornou e alcançou o título de campeão mundial pela quarta vez em 1993.

Michael Phelps

O nadador comunicou sua aposentadoria depois dos Jogos de Londres, em 2012. Porém, voltou para conquistar uma vaga nas Olimpíadas do Rio, onde foi ao pódio seis vezes e se confirmou o atleta mais vitorioso na história olímpica.

Robert Scheidt

Robert Scheidt, maior medalhista olímpico brasileiro da história, encerrou sua participação nas Olimpíadas do Rio com o anúncio de aposentadoria. Entretanto, no ano seguinte, anunciou seu retorno em outra categoria visando os Jogos de Tóquio. A tentativa foi falha, mas Scheidt participou da última edição olímpica na mesma classe que competiu no Rio de Janeiro em 2016.

Rob Gronkowski

Gronkowski decidiu se aposentar da NFL depois do título de 2019. Ficando inativo durante a temporada 2019/2020, o tight end desistiu da aposentadoria para jogar no Buccaneers com Brady e foi responsável por dois de três touchdowns lançados pelo colega na vitória sobre o Kansas City Chiefs durante o Super Bowl LV.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost