29.7 C
Rio Branco
27 maio 2022 12:25 pm

Caso Wanessa e Dado: como a psicologia explica a volta para o ex?

Para a psicologia, pessoas com dependência emocional buscam em relações antigas alguma forma de reconhecimento, amparo e fonte de carinho

POR LEO DIAS, METRÓPOLES

Última atualização em 10/05/2022 20:22

Para a psicologia, a reaproximação de Wanessa Camargo com Dado Dolabella (pela segunda vez desde o primeiro término em 2002), é uma questão de dependência emocional. A cantora, segundo análise profissional, vive algo muito comum em pessoas com términos conturbados: buscar em relações antigas alguma forma de reconhecimento, amparo e fonte de carinho.

É o que explica a doutora Deise Cristina Gomes à coluna LeoDias. Especialista em TDHA, Ansiedade e Depressão, ela informa que, no caso de Wanessa, que já conhece as características de Dado e mesmo com todas as falhas, ele se tornou um “porto seguro”.

“As pessoas que reatam com ex, ainda que estes ex sejam, ou foram, extremamente complicados no passado, essas pessoas ficam dependentes e necessitam constantemente de cuidados. Elas tornam-se facilmente submissas ao outro — o que configura meio caminho andado rumo a relacionamentos afetivos tóxicos ou abusivos. Têm bastante dificuldade de tomar decisões e estão sujeitos à opinião alheia devido à intensa insegurança de se responsabilizar por seus atos e escolhas”.

Dra. Deisei também afirma que perfis assim, como o de Wanessa, raramente discordam desse alguém (o ex), devido ao medo de perder seu apoio ou sua aprovação. “Há um intenso medo de rejeição, de abandono e de solidão”, ressalta ela, também especialista em micro expressões faciais e formada em criminal profiling.

“Quando se envolvem com parceiros nocivos, sentem culpa ao pensar em romper e, caso o façam, acabam pedindo para reatar, mesmo que tempos depois. É a primeira pessoa que vem a sua cabeça. Normalmente são portadores de personalidade dependente. O transtorno é chamado de personalidade dependente”.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 5.958 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.