Pimenta no Reino: o “toma lá, dá cá” das eleições de 2024 já começou no Acre

De olho no interior

Como comentado nesta coluna, tudo indica que realmente há um conflito se gerando entre o ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko (PSD), e seu vice e atual prefeito, Valdelio Furtado (PSD). Fontes afirmam que o cenário para as eleições de 2024 no município já está aquecida. Tudo indica que o apoio de Piyãko irá para o ex-prefeito Itamar de Sá (PT). Pelo visto essa novela está longe de acabar.

Prêmio de Consolação

Notícias vindas da terra do açaí dão conta que o prefeito Kiefer Cavalcante (PP) e seu irmão, o deputado Marcos Cavalcante (PP), estariam “choramingando” no ombro do governador Gladson Cameli pedindo cargos em algumas secretarias de estado em Feijó. Acontece que o governador teria soltado para assessores próximos que os irmãos já estavam contemplados, referindo-se à vaga de deputado que Cameli deu de mão beijada para Marcos, quando nomeou Tchê (PDT) como secretário de estado.

SOCOrrendo a educação

As disputas estão acirradas quando se trata de cargos dos núcleos da educação pelo interior. Como alguns sabem, todos os núcleos estão nas mãos da deputada federal Socorro Neri (PP). Esse é um acordo que o governador Gladson Cameli está cumprindo.

Tudo no sigilo

Em um certo município do nosso Acre, as mudanças e indicações para vários cargos da prefeitura e em setores do governo estão acontecendo silenciosamente. De fato, já faz parte das articulações para 2024.

Chegou reforço

A ex-vereadora de Rio Branco, Ariane Cadaxo (PSDB), chegou com tudo reforçando o time da SEICETUR, pasta que trata do empreendedorismo, ciência, indústria, comércio e turismo. Com uma bagagem politica admirável, Ariane foi vereadora por dois mandatos, deixando legado em defesa dos mais pobres, das minorias e dos excluídos.

A competência feminina

A advogada Francisca Brito, que já assumiu cargos importantes nas pastas como o Procon e os Direitos Humanos do estado, mostra sua qualificação e maestria quando se trata de gestão pública. Desde que assumiu a diretoria da OCA, tanto na capital Rio Branco, como também no interior do estado, o índice de satisfação alcança bons resultados. Posso dizer que é mais um acerto do governo de Cameli.

Novos profissionais da saúde

O presidente Lula (PT), sancionou nesta sexta-feira (20) o projeto de lei que estabelece direitos e valoriza a importância dos profissionais que atuam na ponta, veem a realidade da população bem de perto. A medida ajusta a legislação e define que agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate as endemias (ACE) são profissionais da saúde. Vitória para esses guerreiros(a) que enfrentam diariamente sol e chuva e atuam no combate e no controle de doenças.

Os Yanomamis

Nesse final de semana ganhou os holofotes nacionais e internacionais o polêmico caso dos Yanomami. Povos indígenas que vivem na fronteira entre a Venezuela e o Brasil e estão sofrendo situações de desassistência e dificuldades de acesso aos atendimentos básicos de saúde, ocasionando assim várias mortes, além da prática de garimpo ilegal na região.

O regresso do homem

A situação dos Yanomamis não é um fato isolado e nos leva a uma reflexão. Toda a região amazônica possui riquezas imensuráveis que devem ser exploradas, porém, de maneira sustentável e inteligente. Errado estávamos quando achamos que a capacidade do homem de preservar seria menor que a de destruir. Que os culpados sejam punidos e responsabilizados, a situação é impactante.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost