Grande dia
Chegou o dia mais esperado para os parlamentares eleitos e os reeleitos, a posse. Grandes expectativas se geram no início de mais um ano Legislativo. O parlamento foi renovado em 50%, o número de mulheres eleitas para o poder legislativo acreano também reduziu. Em 2018, foram quatro deputadas estaduais escolhidas nas eleições e este ano baixou para três, sendo duas reeleitas.
Michelle Melo, a líder
Como anunciado com exclusividade pelo o ContilNet, a deputada estadual Michelle Melo (PDT), a convite do governador Gladson Cameli, é a nova líder do Governo na Aleac. As expectativas para que Michelle fosse oposição foram por água abaixo.
Chupando dedo
Assim ficaram alguns parlamentares que sonhavam em ser o escolhido para liderar o governo na Aleac.
Eleição da mesa
O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) deixa a presidência da casa após três mandatos bem avaliado. Esse ano, tudo indica que teremos uma única chapa, o atual presidente concorrendo a vaga de primeiro secretário, Luiz Gonzaga (PSDB) candidato a presidente e Pedro Longo (PDT) candidato a vice.
Câmara Federal
Os deputados federais eleitos Eduardo Velloso (UB), Cel. Ulysses (UB), Meire Serafim (UB), Roberto Duarte (Republicanos, Antônia Lúcia (Republicanos), Gerlen Diniz (PP), Socorro Neri (PP) e Zezinho Barbary (PP) também tomam posse nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Na mesma data ocorre a eleição da Mesa Diretora da Câmara, grupo que será responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa entre 2023 e 2025. Artur Lira (PP) busca a reeleição. Baleia Rossi (MDB), Luiza Erundina (PSOL) e Marcel Van Hattem (NOVO) são os principais concorrentes de Lira. Como devem votar os federais do Acre?
E no senado?
O senador eleito Alan Rick (UB) declarou voto em uma rede social para Rogério Marinho (PL) à presidência do Senado. Tudo indica que Petecão (PSD) irá com seu correligionário Rodrigo Pacheco (PSD). E Marcio Bittar? Como votará? Isso é uma incógnita.
218 milhões
É o valor assegurado pelo novo ministro dos Transportes, Renan Filho, para a manutenção e reconstrução da BR-364, através do Senador Sérgio Petecão (PSD), que anunciou a novidade em suas redes sociais nesta terça-feira (31). Petecão tem mostrado que retém boas relações e livre acesso entre os Ministérios.
O que é isso, Tchê?
O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (31) trouxe uma exoneração no mínimo intrigante, a do então secretário de produção e agronegócio Luis Tchê. Muitos burburinhos e teorias a respeito. Tchê desistiu e volta a Aleac? Não mesmo! Em um vídeo divulgado exclusivamente para o ContilNet, o deputado licenciado explica que tudo não passa de um protocolo para que seja feito a posse do seu quinto mandato e cumprir com a legislação. Em seguida, retornará ao seu posto de secretário.
Deu Toniquim
A acirrada disputa pela Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) teve seu desfecho final na tarde desta terça-feira (31), com a vitória de Antônio Aquino, o Toniquim, sobre o deputado federal Roberto Duarte. O placar, 19×10 para Toniquim.
Aberrações e irregularidades
Foram as palavras que o deputado federal Roberto Duarte usou para definir as eleições para a presidência da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), em nota exclusiva para esta coluna. “Termino o pleito como iniciei, com respeito ao adversário e desejando sorte ao futebol acreano. Fizemos nossa parte e agora apoiarei com nosso mandato os times que nos apoiaram. Seguiremos lutando pelo futebol acreano”, ressaltou o deputado que se encontra em Brasília para a cerimônia de sua posse.
‘’Eu fiz o meu melhor’’
Assim se despediu do mandato em um vídeo divulgado nas redes sociais, a ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB). Perpétua teve a sua contribuição para o povo do Acre, isso não podemos negar, com quatros mandatos consecutivos e um trabalho ativo na Câmara Federal.