19 de junho de 2024

Saiba quais alimentos comer para ter mais energia no Carnaval

Após três anos sem comemorar o Carnaval com tudo o que tem direito, o brasileiro finalmente poderá celebrar o festejo plenamente. É hora de tirar o atraso e partir para os blocos e festas do período, passado o adiamento imposto pela pandemia de Covid-19.

Antes de cair na farra, é importante prezar por uma boa alimentação a fim de evitar “PTs” ou quedas de imunidade na Quarta de Cinzas.

Para começar, evite ficar longas horas em jejum ou cortar drasticamente as calorias. Além de andar muito, ingerir maior quantidade de bebidas alcoólicas e ficar mais exposto ao sol, outros fatores podem exigir mais do bom funcionamento do organismo.

Priorize:

Água ou bebidas eletrolíticas

Pecar na ingestão de água ou de bebidas ricas em sais minerais pode custar caro. Além de potencializar a desidratação, isso te expõe a quadros severos de ressaca e intoxicação por água. A recomendação é: para cada copo de bebida alcoólica, ingerir um de água.

Peito de frango contém proteína

Proteínas

A ingestão de carnes como as bovinas, frango ou pescados contribui para manter a saciedade e ajuda a “forrar” o estômago. Esse tipo de nutriente colabora com a recuperação muscular nos dias seguintes.

Carboidratos

Nada de fazer dieta ou passar fome no dia da festa ou do bloquinho. Ingerir calorias com boa densidade nutricional, como frutas, cereais integrais, leguminosas e carboidratos de boa qualidade, vão ajudar na energia. Coma pães integrais, arroz, feijão, açaí, granola, mandioca, batatas ou vitaminas de frutas.

Batata doce com gergelim

Sanduíche integral é rico em fibras

Fibras

Por fim, tente ingerir bastante fibras. Todos os alimentos naturais, como frutas, hortaliças, cereais integrais e leguminosas, tem esse nutriente em abundância. Um bom consumo delas irá colaborar com o funcionamento intestinal e, logo, com a imunidade.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost