25 de abril de 2024

Pimenta: com mão de Gladson, Mailza poderá ser a primeira governadora eleita

Elegante e carismática, vice-governadora já desfila com pose de chefe

Representando o Executivo, Mailza esteve presente no desfile no coração do Vale do Juruá. Fotos: Marcos Santos/Secom

Sentido!

Vestindo blusa azul progressista e calça branca sob medida para sua cintura de menina, a vice-governadora Mailza Assis, 46 anos, é aproximadamente dois dedos mais alta que o coronel Vinícius Ramirez Cordeiro, comandante em exercício do 61º Bis. Pelo menos é o que aparentam as fotos da vice desfilando ao lado do oficial nas comemorações do 7 de Setembro em Cruzeiro do Sul. A eleita pelo governador Gladson Cameli para disputar sua sucessão já tem treinado com desenvoltura para assumir o posto em 2026.

Bio

Quando começar a corrida eleitoral em 2026 também vai ter corrida para achar dados biográficos da candidata. Seu perfil na Wikipedia, a enciclopédia aberta da internet, carece de atualização. Ali ela ainda aparece como sendo casada com o ex-prefeito do Quinari, James Gomes e também informa equivocadamente que ambos estão inelegíveis, informação que obviamente precisa de ratificação, pois após a publicação ela já foi eleita suplente de senadora e vice-governadora. De correta, só a informação de que Mailza nasceu em Novo Mundo, cidade sulmatogrossense que faz divisa com o Paraná e o Paraguai.

Iolanda

Caso venha de fato a ser candidata vitoriosa Mailza será a primeira governadora eleita, uma vez que a ex-governadora Iolanda Lima era vice-governadora de Nabor Júnior, eleito em 1982 e assumiu o cargo com a renúncia deste para disputar a vaga de senador em 1986. Ao assumir o posto, Iolanda se tornou a primeira mulher a governar um estado brasileiro em caráter definitivo, mas antes dela, em Rondônia, a vice-governadora Janilene Vasconcelos de Melo substituiu o titular Jorge Teixeira por 42 dias.

Potis

A primeira mulher eleita para governar um estado brasileiro foi Roseana Sarney, do Maranhão, que também foi a primeira mulher a ser reeleita e a única mulher a governar um estado por quatro mandatos (1994/2002 e 2009/2014). Coube ao ex-governador e atual ministro Flavio Dino a tarefa de destronar o clã dos Sarney. Mas são os potiguares quem mais elegeram mulheres com três governadoras eleitas.- Fátima Bezerra, Rosalba Ciarlini e Wilma de Faria. Em 2022, Pernambuco elegeu pela primeira vez uma chapa majoritária composta por duas mulheres: Raquel Lyra e Priscila Krause. Ao longo da história, só 14 mulheres governaram estados brasileiros como eleitas ou substitutas.

Democracia

A defesa da democracia foi o foco dos discursos nos palanques dos desfiles deste 7 de Setembro desde Cruzeiro do Sul até Rio Branco e o resto do Brasil.  De acordo com o prefeito Zequinha, neste momento é importante resgatar o civismo nas pessoas. “Nos últimos três anos temos incentivado a participação da nossa população para que cada um tome consciência do seu papel na sociedade. É um momento de construirmos um país sem tanta polarização política. E essa data histórica é o momento de comemorarmos a conquista da nossa democracia”, discursou Zequinha.

Política

O comandante do 61º Batalhão de Infantaria de Selva, coronel Vinícius Cordeiro, também foi enfático em seu pronunciamento defendendo a democracia. “Essa é uma data muito importante para o nosso país e não poderíamos deixar de participar. Deixamos de ser uma colônia e passamos a ser uma nação livre. Isso significa várias conquistas para a nossa cultura, o nosso território e o reconhecimento de outras nações. O exército representa os militares, mas a festa é de todos os brasileiros independentemente de cor da pele, religião e preferências políticas”, salientou o oficial.

Protesto

Ao responder a um protesto no tradicional desfile de 7 de Setembro em Rio Branco, o governador Gladson Cameli também invocou a democracia. “Antes de ontem e ontem nós conversamos, isso aqui é tudo planejado. Eu só estou dando essa satisfação para vocês porque essa data não é minha. É de toda a população. E democracia pra mim é isso, que todo mundo fique à vontade”, disse ele do meio da rua aos manifestantes.

Testemunhas

Falar com os manifestantes foi a primeira atitude do governador Gladson Cameli ao chegar para o desfile. Ao ser questionado sobre a desocupação, Gladson afirmou que as famílias não aceitaram ajuda. “A imprensa é testemunha que eu chamei, falei, me coloquei até como fiador, mas eles não querem. Eu não posso compactuar com certos tipos de situação, mas democracia é isso”, pontuou.

Celebração

Mais tarde, em entrevista, Gladson Cameli destacou o momento como uma celebração da democracia. “Manter a democracia, manter a liberdade de expressão e respeitar as opiniões, para que juntos a gente possa construir um país mais justo e com menos desigualdade, e para que a gente possa governar cumprindo com nosso papel constitucional”, disse.

Crise

“A nossa economia está de morro abaixo, os municípios estão sofrendo e as receitas não estão aumentando. O grande grito dos municípios é que eles não conseguem sobreviver”, disse o prefeito Tião Bocalom, em entrevista durante o desfile de 7 de setembro em Rio Branco. O prefeito falou, ainda, sobre o aumento de despesas com os custos dos reajustes do piso da enfermagem e dos professores. De acordo com ele, toda a crise é fruto de ações do governo Lula.

União

O deputado estadual Luiz Gonzaga, presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), reuniu-se com o senador Alan Rick na quarta-feira (6) para tratar sobre a recuperação das BRs no estado, instalação de aterros sanitários e crise aérea. De acordo com Gonzaga, é importante essa união das bancadas estadual e federal visando a busca por soluções para os problemas do Acre. “Quero agradecer o senador Alan Rick pela reunião e parabenizá-lo pelo empenho em buscar soluções para os problemas dos acreanos. Tenho certeza que trabalhando juntos iremos ter êxito na busca por melhorias”, disse Gonzaga.

Audiência pública

Alan Rick explicou que a reunião serviu para alinhar as pautas que serão apresentadas durante audiência pública com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, marcada para outubro. Inclusive, durante a reunião, Alan Rick ligou para o ministro e, juntamente com Gonzaga, conversaram sobre as demandas do Acre.

Faculdade

Quando em Rio Branco, no Acre e no Brasil inteiro ainda eram raras as faculdades de jornalismo, o jornal O Rio Branco foi, pode-se dizer, um dos mais importantes cursos práticos de jornalismo do Acre. Por esta razão, nada mais justa a homenagem ao casal de empresários e ex-deputados federais Célia e Narciso Mendes, do Complexo de Comunicação O Rio Branco, um evento organizado por dois dos mais tradicionais colunistas sociais do Estado, Luiz Theodoro e Rubedna Braga.

Só diretoria

A festa foi surpresa e aconteceu no restaurante Point do Pato, da empresária Socorro Moreira Jorge, esposa do jornalista Luís Carlos Moreira Jorge. O evento reuniu a nata da imprensa acreana, a maior parte com passagem ou com formação naquele complexo de comunicação, como a jornalista Wania Pinheiro, atualmente proprietária do ContilNet.

Bons tempos

Quando atuava no O Rio Branco, Wania Pinheiro foi colunista social, colunista política e correspondente em Sena Madureira. Emocionada, ela agradeceu ao casal pelos anos de experiência dentro do grupo. “Passei os melhores anos da minha vida no Rio Branco. Quando comecei o Narciso nem era dono do jornal. Pertencia ao grupo Tourinho, lá de Rondônia. Foi no Rio Branco que eu criei meus filhos, fiz meu nome e passei a minha vida quase toda no jornal. Sou apaixonada pelo o Rio Branco até hoje. Sou agradecida ao Narciso e a todos os colegas”, disse.

Editores

Além de Wania Pinheiro, estiveram presentes na comemoração pelo menos cinco ex- editores do jornal: Suede Chaves, que passou três vezes pela casa; Evandro Cordeiro, Antônio Muniz, que também é apresentador de TV e Márcio Nunes, atual editor-chefe e diretor de jornalismo. Fundado em 1969 o jornal O Rio Branco ajudou a contar a história dos acreanos e revelou os maiores profissionais do estado.

TV

Duas décadas depois, o grupo de comunicação, em 1989, lançou a TV Rio Branco. Muito emocionados, o casal agradeceu a homenagem e lembraram de vários momentos importantes da história da empresa. “Acho que não merecemos esse gesto carinhoso de vocês”, disse Narciso com lágrimas nos olhos.

Célia

A ex-deputada federal Célia Mendes emocionou os ex-funcionários com um belo discurso no evento: “As palavras de agradecimentos a todos, serão insuficientes para registrar o tamanho da felicidade e da honra que foi para o casal, o de poder termos tido a oportunidade de participar de uma noite tão prazerosa, onde podemos reencontrar tantos amigos e parceiros de longas datas, que por muitas décadas, nos  ajudaram de forma tão aguerrida a fazer com que a TV e o jornal, pudesse continuar existindo, registrando dia após dia a história do nosso querido estado do Acre”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost