Pimenta: igrejas se mobilizam para exorcizar plano diretor de Rio Branco

Vereador se incumbe de vigiar revisão da lei para beneficiar templos

Foto: Reprodução

Até Lula

As igrejas evangélicas que costumam demonizar Lula, o PT e tudo o que é vermelho como o diabo não parecem ter-se surpreendido e nem agradeceram às novas benesses que o governo está lhes oferecendo na reforma tributária. O presidente deu aval para isenções a pelo menos 40 entidades religiosas ligadas a pastores terrivelmente bolsonaristas.

TVs

E tais isenções, segundo O Globo, tendem a ampliar a imunidade de imposto para emissoras de rádio, televisões e gráficas de pastores/empresários como Edir Macedo e Malafaia, terrivelmente opositores de Lula. Ou seja, a grande e nobre comunidade evangélica não pode reclamar por falta de atenção.

Impacto

Em Rio Branco, o poder das igrejas evangélicas está sendo testado ao limite com o debate levado à Câmara pelo vereador Arnaldo Barros (Podemos) nesta segunda-feira (11). “O atual Plano Diretor e o seu impacto nas construções dos templos religiosos” foi o tema proposto, mas em vez de ser debatido, foi apenas explanado, pois só houve consenso.

Marco

Para quem não sabe, o Plano Diretor do Município é uma lei essencial para a boa convivência da sociedade, é o regulamento do que pode ou não ser construído no local onde você escolheu como o seu lar. É um marco civilizatório, a passagem das cavernas para os edifícios. Através dele, supõe-se que o cidadão está protegido no aconchego da família.

Manifesto

O debate proposto pelo vereador Arnaldo, da forma como foi aberto, não se tratou de um debate, mas de uma declaração de guerra contra o Plano Diretor. Afinal, qual é o político que vai arriscar sua carreira contrariando as igrejas? Desta forma, o evento poderia ser denominado como um manifesto em defesa da liberdade de construções religiosas. Sem IPTU em imóveis cedidos ou alugados.

Lula/Dilma

O Centro de Estudos sobre Metrópoles (CEM) da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) publicou pesquisa em 30 de julho passado informando que só em 2019 foram construídas 6.356 novas igrejas evangélicas no Brasil, uma média de 17 por dia. Segundo o estudo da Fapesp, o processo de expansão dos templos começou nos anos 1960 e atingiu seu ápice entre 2000 e 2016.

História

De acordo com o estudo da Fapesp, a Igreja Evangélica mais antiga com registro ativo na Receita Federal é a Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu (RJ), fundada em 1922. “Contudo, esse dado não significa que essa tenha sido a primeira Igreja Evangélica inaugurada no país, é apenas a primeira com cadastro e que ainda tinha um CNPJ ativo em 2019”, observam os pesquisadores.

Fiscal

O vereador Arnaldo Barros declarou que a Câmara está se organizando e se alinhando junto com a igreja. “O plano diretor do município que já devia ter sido revisado, porém ainda não foi, mas acreditamos nesse projeto, terá nosso acompanhamento e como vereador irei fiscalizar de perto e ver os incisos que podem prejudicar a igreja de Rio Branco”, disse Arnaldo ao dar início da audiência pública, segundo informa a jornalista Marcela Jansen.

Social

O vereador Ismael Machado, por sua vez, destacou o trabalho social realizado pelas igrejas, dentre outras atividades. Ele disse que a defesa ocorre dada à importância dos templos religiosos. “A igreja faz um trabalho que vai muito além do social, faz um trabalho se cuidado emocional, tratando vidas, recuperando pessoas, tirando da criminalidade, do vício, da depressão, e de vários males que assola nossa sociedade”.

Audiência

O pastor Giocondo Cordeiro, da Associação dos Ministros Evangélicos do Acre (AMEACRE), destacou a importância do debate e defendeu a revisão com alteração da lei e participação de uma audiência pública com representantes das igrejas. E obviamente com a participação também de pessoas não ligadas às igrejas.

Guerra

O pastor Lazaro Quichinari, da Associação Beneficente Viver Mais e Comunidade Internacional da Paz, reforçou a necessidade dos poderes estarem próximos às igrejas. “Nossa cidade tem pago um alto preço para estramos hoje aqui (…) me assustei em ver a nossa cidade em meio às guerras e tantas outras atrocidades, mas hoje me alegrou muito por estar vendo que Deus está se movendo através da nossa vida, louvar a Deus pela vida dos meus apóstolos que acreditaram em nós e por essa causar que estamos aqui hoje para apoiar radicalmente com todas as nossas forças esse projeto que defende à igreja”, frisou.

Dignidades

A pressão das igrejas sobre o Plano Diretor de Rio Branco acontece em meio ao debate sobre a sucessão municipal onde o prefeito Tião Bocalom, candidato à reeleição, estará com a faca no pescoço. Mas, por ora, o prefeito está discutindo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre um termo de cooperação para o Projeto 1001 Dignidades que prevê a construção não de igrejas, mas de 1001 casas sustentáveis para famílias carentes.

Mutirão

Tião Bocalom informou que o grande mutirão para a construção das 1001 Dignidades vai ser realizado no dia 12 de maio de 2024, quando se comemora do Dia das Mães. “Quando a gente tem agora a adesão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo para nos ajudar a desenvolver o projeto e realizar esse grande sonho, para nós é muito importante porque se trata de um grupo seleto que conhece a área. Estou muito feliz de podermos firmar esse termo de parceria que é importante para o nosso projeto e, se Deus quiser, ele vai dar certo e se espalhar pelo Brasil e talvez também pelo mundo”, espera ele.

Multiplicação

Segundo a presidente do CAU/AC, Dandara Lima, é uma honra o conselho poder fazer parte desse projeto que foi assinado hoje. “Nos sentimos gratificados de estar cooperando com esse projeto revolucionário e o CAU se mostrou disponível para cooperar da melhor maneira possível. Colocamos nossos conselheiros à disposição e acreditamos muito nesse projeto que pode ser replicado em outras prefeituras de outros estados com o pioneirismo do prefeito Tião Bocalom.”

CAU Educa

A arquiteta Dandara Lima aproveitou a presença na reunião com Bocalom da secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, para divulgar o caderno CAU Educa, um projeto que visa levar a educação ambiental e urbanística para as escolas municipais. “É de suma importância, pois as nossas escolas têm os espaços onde podemos fazer com que aquele aluno desperte para ser um construtor do espaço a ser construído. Isso chama-se política pública educacional e com o nosso prefeito Tião Bocalom e nós estamos fazendo isso, estamos desenvolvendo e faremos muito mais ainda”, comentou Nabiha.

PL de Plácido

Há quase um ano das eleições municipais as lideranças partidárias estão correndo como nunca em busca de ampliar suas bases regionais e os prefeitos como nunca estão comendo poeira nos ramais nesta temporada de estiagem e fumaça. O senador Marcio Bittar (União) mandou notícias de Plácido de Castro, onde participou de reunião com a nova diretoria do PL do prefeito Camilo Silva e anunciou a liberação de R$ 17 milhões em emendas parlamentares de sua autoria.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost