22 de fevereiro de 2024

Vestido produzido de retalhos inspirado no quadro de Van Gogh é vencedor do Escola Consciente

Clara fez um discurso emocionado e foi ovacionada ao ser anunciada como vencedora da campanha de consumo consciente. Foto: Letícia Machado/Seict

Aluna do 2º ano B, Clara Filgueiras Martins foi a vencedora do projeto piloto Escola Consciente desenvolvido pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC) em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict). O anúncio e a premiação foram feitos na tarde desta segunda-feira, 23, no auditório da Escola José Ribamar Batista (Ejorb), na Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Clara foi bastante aplaudida ao pedir em tom de emoção aos organizadores do projeto, “um olhar diferenciado para os alunos de escolas públicas”. A arte produzida pela aluna se inspirou no quadro de Van Gogh, Noite Estrelada, uma tentativa de expressar um estado de choque.

Veruschaa Mastub Filgueiras – mãe da aluna que ganhou o concurso – afirmou que em casa, Clara é quem aconselha, dirige a família em tomadas de decisões. Considerada líder nata, a participação no projeto surpreendeu a família. “Achei a ideia inovadora, ainda não tinha visto um programa como esse que estimula a reciclagem, espero que essa proposta chegue a outras escolas”, acrescentou Veruschaa.

Hilary Natasha que concorreu como finalista no projeto, disse que ficou estimulada pelo engajamento que recebeu nas redes sociais a continuar produzindo material reciclável. “O resultado foi surpreendente, recebi encomendas e vou continuar”, garantiu Natasha.

Com 500 alunos em tempo integral, participação dos alunos e da comunidade escolar surpreendeu os organizadores. Foto: Letícia Machado/Seict

Para a diretora da escola de tempo integral, professora Francicleia da Silva Barroso, os objetivos foram alcançados. Ela afirmou que a proposta casou com a disciplina eletiva do lixo ao luxo desenvolvida na instituição, com objetivo de motivar a preservação do meio ambiente. “Eles deram tudo para viver esse momento, estamos surpresos com os resultados”, disse a diretora.

O chefe de departamento da Divisão de Educação para o Consumo da Seict, Sergio Henrique Garcia, garantiu que a campanha de consumo consciente e sustentável será levada a outras escolas públicas. “As ideias foram muito criativas. A votação por meio digital superou as expectativas”, acrescentou Garcia.

A presidente do Procon-AC, Alana Carolina Albuquerque, esclareceu que a partir dessa experiência as próximas etapas do projeto serão aprimoradas. Para ela, o conhecimento deixado aos alunos da Ejorb é o grande legado da primeira edição da campanha.

Seict é parceira na campanha que incentiva o consumo consciente que será levada a outras escolas da rede pública. Foto: Letícia Machado/Seict

“Estamos felizes com sentimento positivo desse projeto que leva conhecimento para juventude sobre como utilizar recursos recicláveis de forma profícua, criativa, contribuindo com o meio ambiente”, analisou a presidente.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou que a sustentabilidade é uma das marcas do governo de Gladson Cameli. “Que bom que saímos dessa primeira edição com os objetivos alcançados. Em nome do governador Gladson Cameli quero deixar os nossos agradecimentos pela participação de todos. Recebemos críticas construtivas que fazem parte desse jovem inovador, que é um ator criativo que também luta por qualidade de vida”, concluiu Mesquita.

PUBLICIDADE