21 de fevereiro de 2024

Na Ponta da Língua: Gladson tem nas mãos o melhor secretário de Obras da história do Acre

Ítalo Lopes foi uma escolha pessoal e Gladson e está no cargo desde maio de 2023

Nomeado no final de maio deste ano, em pouco mais de 5 meses desde que assumiu uma das pastas mais importantes do governo, o secretário de Obras Públicas, Italo Lopes, já quebrou recordes importantes. Foram 32 obras iniciadas na gestão dele. Ao todo, ele coordena 72 obras no estado do Acre, consideradas essenciais pelo governador Gladson Cameli para alavancar o desenvolvimento do Estado. Cearense de sangue e acreano de coração, ele acabou de ser homenageado com o título de cidadão acreano concedido pela Assembleia Legislativa do Estado. Só em 2023, foram mais de R$ 160 milhões de recursos executados em obras.

Ítalo Lopes, secretário de Estado de Obras Públicas/Foto: Reprodução

VEJA TAMBÉM: Conheça o engenheiro civil escolhido por Gladson para comandar a Secretaria de Obras

Um marco

É sob a responsabilidade de Ítalo que o Estado deu início e priorizou obras como: a Nova Maternidade de Rio Branco, a Orla do 15, o Novo Mercado Velho, viaduto da Avenida Ceará com a Avenida Getúlio Vargas, além do Hospital João Câncio, em Sena Madureira, o Complexo Viário, sedes da Controladoria-Geral do Estado e do Procon.

Gladson e Ítalo em inspeção das obras da Nova Maternidade/Foto: Reprodução

Responsabilidade

Além de não medir esforços para retomar e iniciar obras no Acre, Italo focou em um instrumento essencial para dar largada em projetos da Administração Pública. Ele reforçou a equipe própria de Comissão de Licitação (CPL), que desburocratiza os processos e dá um avanço nas obras do Estado. “É algo estabelecido dentro do Governo para que a gente tenha cada vez mais segurança jurídica para as tomadas de decisão, prestação de contas e todo esse trabalho em conjunto com os órgãos de controle”, disse em entrevista ao ContilNet.

Destravou

Foi a gestão de Ítalo que conseguiu destravar os projetos e manter uma relação próxima com as empresas contratadas para execução das obras. A Seop alcançou ainda empresários locais, gerando emprego e renda no próprio estado.

Coerente

Italo assumiu a Secretaria após o antecessor ser afastado do cargo por uma investigação da Polícia Federal. Logo quando foi nomeado, Ítalo disse que o assunto precisava ser tratado com naturalidade e que as investigações não iriam impactar no trabalho da pasta.

“Tudo que é objeto da operação e está em apuração, o Estado descontinuou. Nós temos feito novos processos licitatórios, qualquer apuração que vá ser feita, ela hoje não vai mais impactar na Secretaria. Hoje nós não temos nada atrelado a algo que seja objeto tanto do afastamento do secretário anterior, como no que é analisado na Operação como um todo. A previsão de recurso que existia, a gente não perdeu. A gente utiliza um novo modelo administrativo para fazer contratação”, disse Ítalo.

Confiança

Mesmo com as adversidades, Ítalo já provou e comprovou que foi um dos melhores acertos do governador Gladson Cameli na hora de escolher o secretariado. Prova do trabalho reconhecido, é que a pasta de Italo será uma das que mais irá receber aporte financeiro em 2024, como prevê a Lei Orçamentária, que tramita na Aleac. Colocar um valor que deve se aproximar do 1 bilhão sob responsabilidade de um secretário, mostra o quanto Gladson confia no trabalho de Ítalo.

Ítalo foi nomeado em maio deste ano, por escolha do próprio governador Gladson Cameli/Foto: Reprodução

2024 promete

Italo deve bater recordes em ter seu nome em placas de inauguração de obras em 2024. Se cumprir todas as metas previstas no PPA e na LOA do ano que vem, ele deve ser reconhecido como o melhor secretário de Obras Públicas da história do Executivo.

Só para 2024 são previstas:

* Entregar moradia às famílias por meio do programa de habitação do Estado;
* Construir um viaduto no cruzamento da Avenida Ceará com Avenida Getúlio Vargas;
* Revitalizar espaços culturais: Biblioteca da Floresta e Teatro Plácido de Castro;
* Urbanizar as orlas: Orla de Brasiléia, bairro XV e Calçadão Raimundo Escócio, em Rio Branco;
* Construir 100% da Casa da Mulher Brasileira Tipo II, em Rio Branco;
* Construir a nova Maternidade de Rio Branco;
* Construir a segunda etapa da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon);
* Ampliar o Hospital Dr. João Câncio Fernandes, em Sena Madureira;

Mudar a imagem

Gladson carrega uma imagem nada agradável. No primeiro mandato, justamente por conta da pandemia, o governador não conseguiu inaugurar uma obra significativa, e nem construir moradias populares. O nome que deve mudar esse cenário e inaugurar um novo capítulo na gestão Gladson Cameli é Ítalo de Almeida Lopes.

Humano

Além de extremamente técnico, Ítalo também já mostrou ser sensível e humano às necessidades da população.

Ítalo em entrevista ao ContilNet durante a ExpoAcre 2023/Foto: Juan Diaz/ContilNet

“O Ítalo que saiu da faculdade era muito técnico e voltado para o que a Engenharia ensina. Ao longo da atuação no meio público, despertou de fato uma consciência social. Entender que muitas vezes, um despacho, um ofício não atende às necessidades. Buscar caminhos que não sejam só os frios, técnicos, jurídicos”, disse o secretário.

Será?

Com as próximas eleições, em 2026, um nome que poderia revolucionar o cenário político do Estado seria o de Ítalo. O secretário tem tudo aquilo que um bom político precisa ter. É competente, realista, humano, jovem e responsável. Agora resta saber se ele estaria disposto.

PUBLICIDADE