VÍDEO: garças ‘lotam’ lago no Acre e especialista explica motivo; entenda

Costumeiramente, a ave é vista sozinha ou em dupla. Cena foi registrada no bairro Pedro Roseno

Nesta quinta-feira (23), uma cena chamou a atenção em um lago ao lado da Fundação Hospitalar do Acre, no bairro Pedro Roseno, em Rio Branco.

Um grupo grande com mais de 100 garças ocuparam boa parte do lago, algo pouco visto por moradores, já que o comum é ver os animais juntos em pouca quantidade.

Cena foi vista em um lago ao lado da Fundhacre/Foto: ContilNet

Ao ContilNet, a bióloga e ornitóloga, especialista em aves, Luana Alencar, ressaltou que apesar das aves serem vistas comumente sozinhas ou duas, a formação de bandos também é algo normal. Ela explicou as prováveis causas da reunião das aves.

“Como estamos em período de transição de estação climática (seca-chuva), também é período de reprodução de muitas espécies de aves, incluindo as garças. Elas formam esses bandos para formar parceiros e iniciar a temporada de ninhos e ovos”, disse.

“A garça do vídeo tem o nome científico de Ardea alba e também conhecida popularmente por garça-branca-grande ou somente garça-grande. Essa espécie é comum e sua população é nativa e não migrante no estado do Acre”, completou.

Veja o vídeo:

play-sharp-fill
PUBLICIDADE