1 de maio de 2024

Afundamento de solo em Maceió acelera e chega a 1,80m

Defesa Civil de Alagoas afirma que afundamento da mina 18, da Braskem, passou de 0,25cm por hora para 0,26cm por hora

Região do Bebedouro em colapso afetada pela mineração da Braskem em Maceió afundamento

Orlando Costa/Especial Metrópoles

Defesa Civil de Alagoas afirmou que o afundamento da mina 18, da Braskem, no bairro de Mutange, acelerou entre domingo e segunda-feira (4/12). A velocidade vertical de deslocamento que era de 0,25cm por hora no sábado e no domingo, passou para 0,26cm por hora.

Isso significa que entre domingo e segunda, o movimento chegou a 6,3cm. Agora, o deslocamento total chega a 1,80m.

O órgão afirmou que segue em alerta máximo e a região continua com iminente perigo de colapso. Assim, a população deve se manter distante e não pode transitar na área desocupada.

Casas abandonadas após bairro do Pinheiro, em Maceió, ter solo afundado pelo trabalho de mineração da Braskem - Metrópoles

Orlando Costa/Especial Metrópoles

Imagens aérea da comunidade dos Flexais, no bairro do Bebedouro, que foi prejudicada pela mineração da Braskem em Maceio - Metrópoles

Orlando Costa/Especial Metrópoles

Casas abandonadas após bairro do Pinheiro, em Maceió, ter solo afundado pelo trabalho de mineração da Braskem - Metrópoles

Orlando Costa/Especial Metrópoles

A mina 18 da Braskem, em Maceió, está sob risco de colapso há uma semana, com a velocidade de deslocamento do solo variando a cada dia. Ainda assim, a capital alagoana está em estado de emergência e há restrição da circulação na região da mina.

Ela está numa região onde mais de 30 minas cavadas nos anos 1970 na área urbana de Maceió começaram a ceder, obrigando mais de 50 mil pessoas a saírem de suas casas desde 2019 e deixando bairros fantasmas para trás.

Confira as imagens aéreas do afundamento em Maceió:

Em imagem capturada na sexta-feira (1º/12), é possível notar que a água da Lagoa Mundaú avança, aos poucos, sobre o solo. Já a foto divulgada no domingo constata que o alagamento avançou ainda mais, o que indica o aumento do afundamento do solo de um dia para o outro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost