Agora na Câmara, Rueda trilha caminho para enfraquecer Alan e tomar comando do União Brasil

Confira detalhes na coluna 'Na Ponta da Língua', do jornalista Matheus Mello

Nesta semana, o deputado federal Eduardo Velloso, do União Brasil, pediu afastamento do cargo alegando “questões pessoais”. Com a saída, o médico pernambucano Fábio Rueda assumiu o mandato na última quinta-feira, 14 de dezembro. Nas eleições de 2022 ele obteve mais de 12 mil votos e ficou na primeira suplência do partido. O agora deputado, tem um mandato nas mãos e pode finalmente colocar em prática um plano que já vem articulando há um tempo: voltar ao comando do União Brasil no Acre.

Cúpula do União Brasil no Acre/ Foto: Reprodução

Atrito com um senador

Fábio Rueda já havia presidido o União Brasil em 2022. Na época, o médico montou diretórios provisórios municipais com seus aliados e fortaleceu o nome dentro da sigla. Porém, no início deste ano, o senador Alan Rick foi aclamado novo presidente do União Brasil, sob as asas do então presidente nacional, Luciano Bivar. Com a chegada do parlamentar no partido, as presidências escolhidas por Rueda foram destituídas e um racha no partido surgiu.

Vitória até na Justiça

O grupo de Alan Rick, inclusive, conseguiu na Justiça a manutenção de um diretório municipal do partido, em Manoel Urbano. A desembargadora Eva Evangelista deu um prazo de 10 dias para que a Comarca do município se manifestasse sobre a mudança no comando do partido no município. Ela entendeu que não havia comprovações para que uma diretoria provisória, formada por membros do grupo político de Fábio Rueda, continuasse na coordenação da sigla. O mesmo já havia acontecido em Cruzeiro do Sul.

Antigo

A briga entre Rueda e Alan Rick não começou por conta da presidência do partido. Fontes do União Brasil dizem que o médico havia questionado a falta de apoio à candidatura dos deputados federais da sigla. Rueda não gostou de ver o partido priorizando a campanha do senador. Isso teria prejudicado a candidatura dele, que não foi eleito e teve que se contentar com a suplência. O União Brasil elegeu 3 parlamentares: Coronel Ulysses, Meire Serafim e Eduardo Velloso. Os planos do grupo de Rueda seria eleger 4.

Alan Rick/Foto Juan Diaz, ContilNet

Apoio nacional

Rueda é irmão do atual vice-presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que inclusive, pode assumir a presidência do partido a partir de fevereiro do ano que vem, após o afastamento de Luciano Bivar. Com o irmão no cargo mais importante do partido, e ocupando uma vaga na Câmara Federal, Fábio Rueda fica mais perto de retomar o comando do União Brasil no Acre.

Antônio Rueda, à esquerda e Fábio Rueda, à direita/Foto: Reprodução

Casa nova?

Alan Rick já havia encaminhado uma carta pedindo desfiliação do União Brasil em julho deste ano, após a confusão com Rueda de alastrar. Na época, o senador havia sondado siglas como o Podemos e o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Prefeitura de Rio Branco

O senador Alan Rick é um dos maiores entusiastas da candidatura do deputado federal Ulysses, pelo União Brasil, na disputa pela Prefeitura de Rio Branco no ano que vem. Porém, fontes disseram que o parlamentar recuou e não tem planos de concorrer ao cargo em 2024. O afastamento de Velloso poderia significar uma cartada do grupo de Rueda. O deputado teria decidido se afastar do cargo para focar na candidatura a prefeito da capital.

Ele já deixou claro

Em entrevista logo após deixar o cargo, Velloso disse que com o afastamento, deverá andar por Rio Branco, tanto na zona rural, como urbana. “O que irei fazer é andar mais em Rio Branco. No meu mandato, estou destinando R$ 20 mil em emendas para cada vereador”, disse.

Eduardo também revelou que existe a possibilidade da sua esposa ser vice na chapa de um dos candidatos à prefeitura de Rio Branco. “Na política tudo pode, eu jamais tomaria uma atitude sem conversar com o grupo e não faria nada sem ouvir a executiva do União Brasil. Neste momento não tem nada de construção”, disse.

Eduardo Vellosp é deputado federal pelo União Brasil/Foto: ContilNet

Vale lembrar

Rueda e Alan já discordaram mais cedo sobre os caminhos do União Brasil em relação à Prefeitura de Rio Branco no ano que vem. Enquanto o senador defende a candidatura de Ulysses, Rueda andou conversando com Marcus Alexandre, candidato do MDB. As más línguas dizem que se a candidatura de Velloso não decolar, a esposa dele já está sacramentada como vice do chame chame em 2024.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost