28 de maio de 2024

Exagerou na ceia? Conheça 5 receitas caseiras para aliviar a azia

As ceias natalinas são ocasiões propícias para exageros alimentares e, no dia seguinte, é comum que a sensação de azia apareça

A azia é o sintoma de queimação que vai desde a boca do estômago até a garganta. No dia seguinte a uma comilança como a das ceias natalinas, é comum sentir essa sensação.

Entre as causas mais comuns para azia estão:

  • Comer rápido demais e não mastigar bem os alimentos;
  • Comer e dormir na sequência;
  • Ingerir grande quantidade de comida de uma vez só;
  • Abusar de refeições condimentadas;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo.

A sensação de queimação normalmente é provocada pela dificuldade de digestão e pelo refluxo, que acontece quando o conteúdo que está no estômago, acaba subindo até o esôfago.

“As ceias de fim de ano, seja pelo horário e pelo tipo de comida e quantidade, costumam causar azia. No entanto, após a digestão, a sensação passa”, explica o médico Samuel Dalle Laste, da clínica Dalle Laste.

Caso a azia seja um sintoma persistente ou dure mais do que 15 dias, o paciente deve buscar orientação médica para investigar a causa.

Para resolver um incômodo ocasional, existem receitas caseiras à base de folhas e raízes. Se você exagerou na ceia e amanheceu com azia no dia seguinte, confira alguns remédios caseiros aprovados pelo médico:

1. Omeprazol caseiro
“A couve misturada com babosa ajuda a acalmar o estômago, sendo chamada, inclusive, de omeprazol caseiro”, orienta o médico. Para fazer esse remédio, basta bater uma folha de couve manteiga com um pouquinho de água no liquidificador, e adicionar duas colheres do gel da babosa. A mistura deve ser bebida em jejum logo de manhã.

2. Chá de gengibre
O gengibre combate a inflamação no estômago, reduzindo a sensação de queimação. O ideal é prepara um chá, usando 1 cm de gengibre e água quente.

3. Bicarbonato de sódio com água
Uma forma de equilibrar a acidez do estômago é usar bicarbonato de sódio. Uma colher e meia da substância combinada com água tem propriedades alcalinizantes. Significa que o bicarbonato neutraliza o ácido e reduz a queimação da parede gástrica.

4. Chá de espinheira-santa
A espinheira-santa é uma planta que combate a indigestão, os gases e as dores abdominais. Ela deve ser consumida na forma de chá, que é preparado mergulhando uma colher de folhas secas em 150 ml de água fervendo.

5. Chá de alecrim
“O chá de alecrim tem poder cicatrizante no estômago. Ele pode ser usado para regenerar parede gástrica”, afirma Laste. Para preparar a bebida, use dois ramos de alecrim em 150 ml de água fervendo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost