Ex-prefeitos surgem como favoritos e preocupam gestores que disputam reeleição

Confira detalhes na coluna 'Na Ponta da Língua', do jornalista Matheus Mello

As eleições municipais deste ano devem trazer de volta nomes já conhecidos dos eleitores na disputa pelas Prefeituras. O retorno deles preocupa, inclusive, os gestores atuais. Acontece que boa parte lideram as últimas pesquisas de intenção de votos e prometem balançar o jogo político na capital e no interior.

Um ex-petista progressista

É o caso do ex-prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, atualmente no Progressistas. De acordo com os números da Pesquisa Delta, Rodrigo lidera na espontânea, com 16,7% e, na estimulada, com 53,2%. Ele está à frente da atual prefeita do município, Maria Lucinéia, do PDT, que aparece com 24% em outro cenário. Damasceno já foi prefeito e agora surge como candidato do governador Gladson Cameli e da deputada federal Socorro Neri. O caminho é cada vez mais estreito para a reeleição de Néia.

Caminho difícil

Além disso, a prefeita ainda precisa lidar com outro ex-prefeito do município que volta à disputa pelo cargo: Vando Torquato, que já foi gestor do município por dois mandatos. Ele, inclusive, é o único prefeito desde 2008 que conseguiu se reeleger. A candidatura de Torquato é uma articulação do deputado estadual Tanízio Sá. Ele deixou o Progressistas, partido do governador Gladson Cameli.

Ex-prefeito estava inelegível/Foto Arquivo

Chame Chame

Marcus Alexandre. Foto: Dericast

Outro caso de ex-prefeitos como favoritos, é o de Marcus Alexandre, que disputa um 3º mandato em Rio Branco, desta vez pelo MDB. Na última pesquisa Real Big Data, o ex-petista lidera o ranking com 31%. O atual prefeito Tião Bocalom, que disputa a reeleição, surge em 2º lugar, com 27%.

De olho nos Hassem

Ainda no MDB, um nome preocupa a atual prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem: a da ex-prefeita Leila Galvão. Embora Hassem não dispute uma reeleição por já ter dois mandatos seguidos, ela pretende emplacar a candidatura da chefe de Gabinete da Prefeitura, Sully Guimarães. Ainda não há pesquisa divulgada em Brasiléia, mas o nome de Leila sempre é um dos mais lembrados entre a população do município. Mas é bom lembrar: Fernanda fez dois mandatos com pouquíssimos erros e deixa o cargo com uma aprovação jamais vista em Brasiléia.

Leila Galvão. Foto: Reprodução

De volta ao jogo

Em Jordão, município isolado do Acre, o ex-prefeito Elson Farias (PCdoB) é um dos nomes fortes na disputa pelo cargo. Ele deve fazer um embate com o atual prefeito Naudo Ribeiro, recém-filiado ao Progressistas, partido do governador Gladson Cameli.

Elson Farias já foi prefeito de Jordão/Reprodução

Terra do amendoim

A poucos quilômetros de Rio Branco, o município de Senador Guiomard promete aquecer a política nas próximas semanas. É que o nome do ex-prefeito André Maia, pode ser colocado na disputa pela Prefeitura. A entrada de Maia no jogo preocupa a atual prefeita Rosana Gomes do Progressistas. Ela já conseguiu tirar da jogada a professora Branca Menezes, que já foi vice-prefeita e poderia disputar o cargo pelo PSDB. André Maia pode concorrer ao cargo pelo MDB, que busca oficializá-lo como candidato.

André Maia, ex-prefeito de Senador Guiomard/Reprodução

Dois carnavais não são um problema

Há quem diga que é nagativo para Rio Branco ter dois carnavais. Discordo. Numa cidade que carece de eventos e a cultura precisa de investimentos, especialmente os artistas locais, toda e qualquer festividade é bem-vinda. Não sei se os organizadores erraram ou acertaram do ponto de visto da logística. O fato é que a economia, os pequenos empreendedores e fazedores de cultura agradecem!

Falando em cultura…

As entidades que cuidam das atividades culturais de todo o Acre devem se movimentar o mais urgente possível para não deixar morrer o que ainda temos de preservado e pode ser resgatado para transformar o Estado num caldeirão de cultura. História, gente competente e artistas incríveis nós temos por aqui. Falta incentivo!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost