13 de abril de 2024

Com surto de dengue, Gladson tem reunião com ministra da Saúde e pede ajuda por conta das fronteiras

O Acre já registra a segunda maior incidência de casos entre os estados brasileiros

O governador Gladson Cameli se reuniu nesta quarta-feira (7) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para tratar sobre a questão do surto da dengue no Acre. O estado precisou declarar situação de emergência por conta do disparo no número de casos da doença.

Reunião foi por videoconferência, na sede da Casa Civil, em Rio Branco/Foto: Secom

O Acre já registra a segunda maior incidência de casos entre os estados brasileiros. Gladson destacou que além da atenção à dengue, por conta das fronteiras com o Peru e a Bolívia, o estado precisa fortalecer os laboratórios.

“O que nós estamos precisando aqui é o fortalecimento dos nossos laboratórios, porque nós fazemos fronteira aqui com dois países, Peru e Bolívia, e ainda temos as fronteiras aqui com os estados vizinhos. E já temos toda a atenção do Ministério da Saúde. Estamos próximos, com uma boa comunicação, a praticidade que nós temos. Mas eu preciso que a senhora ministra se preocupe com os países vizinhos que estão ao nosso redor. Isso é importante, e aqui finalizo agradecendo essa oportunidade de estarmos reunidos nesse momento”, disse o governador.

VEJA MAIS: Acre já registra quase 8 mil casos de dengue nos primeiros dias de 2024

A ministra anunciou que fará uma ligação pessoal ao governador para tratar diretamente das questões emergenciais relacionadas à dengue no Acre.

Além disso, a vacinação também foi pauta da reunião. No Acre, da primeira lista divulgada, foram 11 cidades contempladas, todas elas na regional Baixo Acre e Purus. São elas: Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Sena Madureira, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Porto Acre, Acrelândia, Bujari, Santa Rosa do Purus e Jordão.

Com um aumento de 106% nos casos de dengue no ano passado, a Secretária de Saúde do Acre estabeleceu um plano de ação para o combate à doença e quer prioridade para a vacinação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost