18 de abril de 2024

Fórmula 1 vai estrear em 2024 com corrida ao sábado; entenda mudança

Tradicionalmente disputada aos domingos, a temporada da Fórmula 1 vai começar com duas corridas aos sábados, no Bahrein e Arábia Saudita

Beata Zawrzel/NurPhoto via Getty Images

A temporada da Fórmula 1 está perto de começar. As duas primeiras corridas serão no Bahrein, abrindo a temporada no sábado, dois de março; e no dia nove de março, também um sábado, na Arábia Saudita. E existe um motivo para a escolha dessas datas fora dos tradicionais domingos de prova: o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, que começa no dia 10 de março.

As duas datas foram adiantadas para respeitar os costumes religiosos dos dois países. A escolha pelo sábado é devido ao domingo ser diferente em países muçulmanos. É um dia comum, como uma segunda-feira para os brasileiros.

Com um calendário complicado de ser montado devido a diversas questões logísticas e climáticas, o melhor para a Fórmula 1 é começar pelo Oriente Médio. Isso evita tanto as altas temperaturas e calor intenso do verão, como também as temperaturas abaixo de zero e frio congelante no inverno.

A temporada 2024 marcará um recorde na quantidade de corridas disputadas. Serão 24 durante todo o ano, e por isso é necessário que se comece cedo. A temporada costumava começar na Austrália, mas os organizadores em Melbourne preferiram distanciar dois grandes eventos para atrair mais público em cada um deles. É que em janeiro começa por lá o Australian Open.

Mais uma corrida no sábado

Além das duas provas no Oriente Médio, uma terceira corrida também vai acontecer em um sábado: o GP de Las Vegas. Mas isso devido ao fuso horário. A corrida terá largada às 3h da madrugada do domingo, no horário de Brasília. E, para o fã mais saudosista, pode até lembrar as corridas clássicas das madrugadas da Fórmula 1. Outra corrida que inicia bem tarde é o GP da China, com largada às 4h.

Tradicionalmente, as corridas da categoria acontecem aos domingos. Em 73 anos de história, apenas 74 provas foram disputadas em outro dia da semana. A maioria foi alguma edição das 500 milhas de Indianápolis, que na década de 50 faziam parte do calendário da Fórmula 1.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost