20 de fevereiro de 2024

Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, morre aos 97 anos

Luiza Trajano Donato era tia da empresária Luiza Trajano. Ela morreu de causas naturais, em Franca (SP). Velório está marcado para as 10h

A fundadora do grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira (12/2), em Franca (SP), aos 97 anos. Ela morreu em casa, por causas naturais.

O velório está marcado para as 10h, no Velório São Vicente, e o enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade. Em luto, todas as lojas da empresa em Franca permanecerão fechadas nesta segunda-feira.

Luiza Trajano morreu nesta segunda-feira/Foto: Reprodução

Quem era Luiza Trajano Donato

Donato é conhecida por ter sido uma vendedora muito popular em Franca e por fundar com o marido, em 1957, a loja que mais tarde se tornaria a primeira unidade de uma das maiores redes varejistas do país, a Magazine Luiza.

Nascida em Cristais Paulista (SP) em 1926, ela foi criada por uma família de comerciantes. Aos 31 anos, casou-se com Pelegrino José Donato e, com ele, investiu economias no varejo para montar seu próprio negócio.

Os dois fundaram a loja de presentes “A Cristaleira” — situada no Centro de Franca e, posteriormente, rebatizada de Magazine Luiza.

Sem filhos, no início da década de 1990, ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir os negócios. A sucessora não só alavancou o grupo como também se tornou uma das maiores empresárias do país.

PUBLICIDADE