21 de abril de 2024

Desenvolvedores de GTA 6 estão com medo de crunch no trabalho presencial

O argumento da gigante norte-americana logo foi refutado por diversos funcionários da cas

Imagem: Rockstar

Aos ansiosos que não aguentam mais esperar por GTA 6, parece que o desenvolvimento da sequência está entrando em uma fase crucial da produção. Isso, claro, implica que os desenvolvedores do projeto voltem para o trabalho presencial nos escritórios da Rockstar em abril — mas boa parte deles se recusam a fazer isso.

No início da semana, a Rockstar enviou um comunicado à sua equipe, informando que encerrará o regime de trabalho híbrido na intenção de otimizar a produtividade e garantir o máximo de qualidade possível em GTA 6 — e, claro, evitar que mais vazamentos aconteçam com a sequência.

O argumento da gigante norte-americana logo foi refutado por diversos funcionários da casa — alguns deles, inclusive, são membros do Sindicato de Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB).

Trabalho presencial pode significar o retorno do crunch

Segundo o órgão, a Rockstar planeja o retorno aos escritórios no dia 15 de abril para, potencialmente, voltar a praticar o crunch no regime de trabalho — que consiste em longas jornadas de desenvolvimento e pouco descanso.

“Trabalhar em casa tem sido a salvação para muitos de nós na Rockstar, já que isso nos permite equilibrar responsabilidades pessoais, gerenciar deficiências e nos mudar conforme necessário. Agora, a Rockstar está descartando essa possibilidade sem pensar duas vezes nos trabalhadores que serão mais impactados”, disse um funcionário anônimo ao VGC.

Devs da Rockstar se recusam a voltar ao trabalho presencial, com medo de que a empresa volte a praticar o crunch.

Devs da Rockstar se recusam a voltar ao trabalho presencial, com medo de que a empresa volte a praticar o crunch.Fonte:  Rockstar 

“Como sempre, não houve nenhuma consulta conosco. Uma das minhas preocupações é ser forçado a trabalhar até tarde no escritório para manter contato com equipes globais, quando poderíamos fazer isso de casa”, explicou outro funcionário, que também preferiu não se identificar. “Isso significa perder tempo com nossas famílias. Também estou ciente de colegas que têm problemas de saúde que impedem o trabalho de escritório em tempo integral e que agora estão no limbo”.

O presidente da IWGB, Austin Kelmore, explica que o órgão também está cobrando transparência da Rockstar no que diz respeito aos salários e promoções, além de uma “cultura de local de trabalho saudável e um equilíbrio entre vida profissional e pessoal centrado no que cada trabalhador precisa”.

O combinado não sai caro

Vale lembrar que no ano passado, 175 funcionários sindicalizados da Rockstar assinaram uma petição para que a empresa mantenha o regime de trabalho totalmente remoto.

O documento foi um protesto à alternativa do estúdio em tornar o modelo de trabalho híbrido, com ida ao escritório pelo menos três vezes na semana — o que acabou não acontecendo. Desde então, os devs estão trabalhando de casa.

“É inaceitável que a liderança da Rockstar tenha voltado atrás em sua palavra repetidas vezes e ignorado os pedidos dos trabalhadores por condições básicas de trabalho”, indagou Kelmore ao VGC. “Não há melhor momento do que agora para aderir ao nosso sindicato e pressionar para que esta seja a indústria de jogos saudável e sustentável que sabemos que pode ser”.

GTA 6 janela de lançamento prevista para 2025.

GTA 6 janela de lançamento prevista para 2025.Fonte:  Rockstar 

GTA 6 tem janela de lançamento prevista para 2025, potencialmente no PlayStation 5 e Xbox Series X|S primeiro — ainda não há uma previsão para o PC. Ansioso por ele? Comente suas expectativas nas redes sociais do Voxel!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost