A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) aprovou a proposta de Declaração de Situação de Escassez Quantitativa de Recursos Hídricos no Rio Purus, Rio Madeira e seus afluentes até 30 de novembro. A medida tem como objetivo intensificar os processos de monitoramento hidrológico dessas bacias, identificando impactos sobre usos da água e propondo eventuais medidas de prevenção e mitigação desses impactos.
De acordo com os institutos de climatologia, a precipitação acumulada na bacia do Rio Purus ao longo do período de chuvas – entre novembro e abril, foi marcada por chuvas abaixo da média e essa tendência continua durante o período de estiagem. A falta de chuvas afeta os níveis dos rios da região, que se mantêm próximos aos valores mínimos históricos. Com isso, o uso da água é impactado, especialmente a navegação e abastecimento.
A bacia do Purus cobre aproximadamente 368,000 km2 e está localizada dentro dos limites territoriais do Brasil e Peru, com mais de 90% de sua bacia inserida nos Estados de Amazonas e Acre, nas cidades de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira.
A declaração feita pela ANA tem como objetivo comunicar as autoridades e a população sobre a gravidade da situação de seca na região.