Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra será celebrado como feriado nacional, após sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (20).
Serviços essenciais como saúde e segurança são mantidos, como delegacias e hospitais. Veja o que abre e fecha.
Órgãos do governo
Por conta do feriado, os órgãos públicos como Organização em Centros de Atendimento (OCA) de Rio Branco e o Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC), os serviços serão retomados na próxima quinta-feira (21).
Correios
Na quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, não haverá funcionamento normal nas agências dos Correios.
TJAC
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) funcionará em regime de plantão, conforme o calendário dos feriados e pontos facultativos do Poder Judiciário acreano em 2024.
Dessa forma, não haverá expediente nas unidades judiciais da capital e interior e nem na sede-administrativa. Nesta data, porém, funcionará o Plantão Judiciário de 1º e 2º grau para os casos considerados urgentes, como mandados de segurança, habeas corpus entre outros.
Bancos
Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (quarta-feira), feriado nacional. No dia 19 de novembro, os bancos abrem normalmente.