O vídeo está pixelado, mas nele três figuras encapuzadas, atrapalhando-se umas com as outras para puxar uma pesada porta de acesso do Drents Museum — um museu de arte e história em Assen, na Holanda — seguido de uma explosão e uma chuva de faíscas nas primeiras horas de sábado (25).
Quando o dia clareou, ficou claro que não se tratava de uma ação de amadores. A polícia holandesa afirmou que a explosão fez parte de um plano para invadir o museu e roubar algumas de suas preciosidades, incluindo um capacete de ouro emprestado pela Romênia.

artefatos de ouro romenos, do século 5 a.C., roubados do museu Drents na Holanda: ‘valor incalculável’ — Foto: Reprodução/polícia holandesa
“Este é um dia sombrio para o Drents Museum em Assen e o Museu Nacional de História da Romênia em Bucareste”, disse Harry Tupan, diretor do Drents Museum, em um comunicado. “Estamos intensamente chocados com os acontecimentos da noite passada no museu. Em seus 170 anos de existência, nunca houve um incidente tão grande.”
Entre os artefatos roubados estavam três pulseiras de ouro e o capacete dourado de Cotofenesti, uma peça de cabeça decorada de forma elaborada e feita de ouro maciço, datada do século V a.C. O capacete, que pesa pouco mais de 1 kg, possui grandes rebites ao longo da parte superior.
Ele remonta aos antigos dácios, que habitaram partes da região balcânica. O capacete, bastante conhecido na Romênia, onde acredita-se que tenha sido usado em cerimônias, retrata várias cenas, incluindo uma pessoa sacrificando um cordeiro.
O capacete e vários outros artefatos de ouro eram parte de uma exposição itinerante do Museu Nacional de História da Romênia, e estavam em exibição no Drents Museum desde julho de 2024.
Embora as autoridades tenham se recusado a atribuir um valor monetário aos bens roubados, os oficiais romenos chamaram seu valor de “incalculável” para a cultura do país.
Nenhum representante do Museu Nacional de História nem oficiais do Ministério da Cultura da Romênia puderam ser contatados pela reportagem do New York Times no domingo.
A polícia holandesa afirmou que está investigando uma possível conexão entre o roubo e um incêndio em um carro nas proximidades. Segundo eles, os ladrões provavelmente incendiaram um carro antes de fugir em outro.
Um roubo de arte similar ocorreu em novembro na MPV Gallery em Amsterdã, quando os ladrões usaram uma bomba para invadir uma galeria de arte e roubaram duas gravuras do artista americano Andy Warhol.