Está publicado o edital do concurso Marinha, ofertando 25 vagas para Oficiais do quadro de Complementares (CP-QC-CA/FN/IM). O salário inicial é de R$ 9.070,60.
Em síntese, as principais informações são:
- Banca: comissão própria
- Vagas: 25
- Cargo: Oficiais do quadro de Complementares
- Escolaridade: nível superior
- Salário: R$ 9.070,60
- Inscrições: 28/4 a 12/5
- Taxa: R$ 140,00
- Provas: 24/8/2025
- Edital
Confira, a seguir, todos os detalhes desta oportunidade!
Reprodução
Cargos e vagas do edital Marinha
O edital Marinha oferta 25 vagas de nível superior para Oficiais do Corpo da Armada, do Corpo de Fuzileiros Navais e do Corpo de Intendentes da Marinha.
Confira, abaixo, a distribuição das vagas:
Corpo da Armada
- Concentração em Eletrônica: 1 vaga;
- Concentração em Máquinas: 1 vaga;
- Concentração em Sistemas de Armas: 1 vaga.
Corpo de Fuzileiros Navais
- Concentração em Máquinas: 3 vagas;
- Concentração em Eletrônica: 1 vaga;
- Concentração em Educação Física: 3 vagas;
- Concentração em Cartografia: 1 vaga;
- Concentração em Química: 1 vaga;
- Concentração em Biologia: 1 vaga;
- Concentração em Sistemas de Armas: 3 vagas.
Corpo de Intendentes da Marinha: 9 vagas
- Administração;
- Ciências Contábeis;
- Economia.
Requisitos do edital Marinha
Os candidatos do edital Marinha devem se atentar aos requisitos de ingresso, são eles:
- Ser brasileiro (a) nato, de ambos os sexos para o QC-FN, QC-IM e QC-CA, nos termos do art. 12, inciso I e seu § 3º, inciso VI, da Constituição Federal;
- Ter menos de 29 (vinte e nove) anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2026;
- Possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do candidato, por meio da Verificação de Dados Biográficos (VDB). Se militar da Marinha, do Exército ou da Força Aérea, membro da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade, apresentar Atestado de Idoneidade Moral e Bons Antecedentes, emitido pela autoridade a quem estiver subordinado, conforme modelo constante no anexo IX;
- Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino) e da Justiça Eleitoral;
- Estar autorizado pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade, conforme modelo constante no anexo X. Se militar da Marinha do Brasil (MB), o candidato deverá cumprir os procedimentos de comunicação da inscrição em CP;
- Não estar na condição de réu em ação penal;
- Não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:
- I) responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; ou
- II) condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado, contado o prazo a partir da data do término do cumprimento da pena.
- Se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido excluído ou licenciado ex officio por ter sido declarado indigno para o Oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação;
- Não ser ex-aluno do Colégio Naval e das demais Escolas Preparatórias aos Cursos de Formação de Oficiais, tendo sido desligado por razão disciplinar;
- Não ser ex-aluno das Escolas de Formação de Praças, que tenha sido desligado por razão disciplinar;
- Não ter sido reprovado ou desligado a bem da disciplina, por insuficiência de nota ou conceito ou ainda por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anteriores;
- Ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso superior relativo à profissão a que concorre até a data da matrícula no curso;
- Estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da matrícula no curso;
- Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Possuir documento oficial de identificação original, com assinatura e fotografia na qual possa ser reconhecido, na forma definida no subitem 4.3;
- Ter altura mínima de 1,54 m e máxima de 2 m.
Salários do edital Marinha
Durante o curso o Guarda-Marinha (GM) perceberá remuneração atinente a essa graduação, tendo como valor bruto, em termos atuais, R$ 9.070,60, sendo R$ 7.315,00 relativos ao soldo militar, R$ 1.389,85 relativos ao adicional militar e R$ 365,75 relativos ao adicional de compensação por disponibilidade militar, conforme previsto na legislação em vigor, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Inscrições do edital Marinha
As inscrições serão realizadas unicamente, em âmbito nacional, na página do SSPM, no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br.
As inscrições poderão ser efetivadas somente entre 8h do dia 28 de abril e 23h59min do dia 12 de maio de 2025, horário oficial de Brasília/DF. Para homologar a candidatura será necessário efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 140,00.
O pagamento da taxa de inscrição será aceito até o dia 13 de maio de 2025.
Etapas e provas do edital Marinha
Os candidatos serão avaliados por meio das etapas seguintes:
- Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais e Inglês;
- Redação;
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH);
- Eventos Complementares (EVC) constituídos de:
- I) Verificação de Dados Biográficos (VDB);
- II) Inspeção de Saúde (IS);
- III) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
- IV) Prova de Títulos (PT);
- V) Avaliação Psicológica (AP); e
- VI) Verificação de Documentos (VD).
As provas terão duração de 5 horas e serão aplicadas no dia 24 de agosto de 2025.
Prova objetiva
As provas objetivas serão compostas por 50 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma:
- Conhecimentos profissionais: 40 questões;
- Inglês: 10 questões.
As questões da prova objetiva serão elaboradas de acordo com o Curso de Bacharelado.
Redação
A Redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita e uso das normas do registro formal culto do candidato na língua portuguesa.
A Redação, que deverá ser dissertativa-argumentativa e em língua portuguesa, com ideias claras, coerentes e objetivas, tratará de assunto considerado de importância pela Administração Naval.
A proposta de Redação constará do caderno de provas e apresentará textos de apoio com reflexões sobre o tema proposto.
Aspectos a serem considerados na correção da Redação, totalizando 100 pontos:
- Temática e tipologia textual: enquadramento do texto (20 pontos);
- Desenvolvimento argumentativo: processo de seleção e aprofundamento de ideias; organização de texto (20 pontos);
- Repertório cultural: articulação da realidade do texto com a realidade cultural evidente (20 pontos);
- Coesão e Coerência: construção/articulação entre as ideias (20 pontos); e
- Modalidade Linguística: expressividade da ideia de acordo com a variedade formal da língua (20 pontos).
A Redação deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas. Não poderá conter qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicará atribuição de nota zero.
Serão corrigidas as Redações dos candidatos classificados na PO, considerando-se os empates na última posição, até o limite do número correspondente a 5 (cinco) vezes o número das vagas estabelecidas. No caso do Corpo onde há a previsão de vagas reservadas para candidatos negros, também serão chamados os candidatos autodeclarados classificados com as maiores notas na PO, até o limite do número correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas reservadas, considerando-se os empates na última posição, e desconsiderando os candidatos autodeclarados já inclusos nas vagas de ampla concorrência.
Serão considerados eliminados nas provas escritas os candidatos que:
- Obtiverem pontuação inferior a 50% (cinquenta por cento) das questões na Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais, bem como na disciplina de Inglês; ou
- Não se classificarem entre as maiores médias na Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais e Inglês, até o limite do número correspondente a 5 (cinco) vezes ao número de vagas estabelecidas, considerando-se os empates na última posição; ou
- Obtiverem pontuação inferior a 50 (cinquenta) em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) na Redação.
Teste de aptidão física de ingresso
O TAF-i, de caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da MB.
O TAF-i, será constituído das seguintes provas:
- Natação; e
- Corrida.
O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 (dois) dias não consecutivos. Para ser aprovado no TAF-i, o candidato deverá:
- Nadar o percurso de 50 (cinquenta) metros no tempo máximo de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos para os candidatos do sexo masculino do QC-FN e nadar o percurso de 50 (cinquenta) metros no tempo máximo de 2 (dois) minutos e 20 (vinte) segundos para as candidatas do sexo feminino do QC-FN;
- Nadar o percurso de 50 (cinquenta) metros no tempo máximo de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos para os candidatos do sexo masculino do QC-CA e nadar o percurso de 50 (cinquenta) metros no tempo máximo de 2 (dois) minutos 20 (vinte) segundos para o sexo feminino ao QC-CA;
- Nadar o percurso de 25 (vinte e cinco) metros no tempo máximo de 50 (cinquenta) segundos para o sexo masculino e 1 (um) minuto para o sexo feminino para os candidatos ao QC-IM. Devem ser consideradas as seguintes observações abaixo descritas:
- I) A critério do candidato, a saída poderá ocorrer de fora da piscina (borda ou bloco de partida) ou de dentro da piscina, desde que, na saída, o candidato esteja com as mãos na borda;
- II) Quando a piscina possuir menos de 50 (cinquenta) metros de comprimento, não será permitido o contato com a borda oposta, por período de tempo superior a 3 (três) segundos, por ocasião da virada; e
- III) O candidato deverá utilizar apenas os recursos inerentes ao seu próprio corpo, não sendo permitido nenhum apoio no fundo, na borda lateral, raiamento da piscina ou qualquer outro acessório que aumente a flutuabilidade/desempenho do nado (Ex.: prancha, bóias, nadadeiras, palmares, etc). Será permitido uso de óculos e touca de natação.
- Correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo máximo de 14 (quatorze) minutos e 30 (trinta) segundos para os candidatos do sexo masculino ao QC-CA e QC-FN e correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo máximo de 16 (dezesseis) minutos para as candidatas do sexo feminino ao QC-FN;
- Correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo máximo de 16 (dezesseis) minutos para as candidatas do sexo feminino ao QC-CA; e
- Correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo máximo de 16 (dezesseis) minutos para o sexo masculino e 17 (dezessete) minutos para o sexo feminino para os candidatos ao QC-IM. A corrida poderá ser realizada em pista oficial de atletismo ou em qualquer percurso plano previamente demarcado.
Prova de títulos
Serão aceitos os documentos abaixo relacionados, observados os limites dos Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos a seguir: