Com o objetivo de reconhecer organizações da sociedade civil que realizam ações sociais direcionadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, nesta quarta-feira (23), na sala de sessões da Câmara Municipal de Rio Branco, foram apresentados 3 projetos de lei que visam oferecer uma formação integral a essa parte da população, por meio de atividades que desenvolvem aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais.

Pacote de leis garantem visibilidade ao desenvolvimento pleno de Desbravadores e Aventureiros no Acre. Foto: Ascom
De autoria do vereador Eber Machado (Movimento Democrático Brasileiro – MDB/AC) os projetos tratam da instituição do “Dia Municipal dos Desbravadores” (Projeto de Lei n° 51/2025), “Dia Municipal dos Aventureiros” (Projeto de Lei n° 49/2025) e o “Mês da Missão Calebe” (Projeto de Lei n° 50/2025), todos no âmbito de Rio Branco/AC.
O pastor Thiago Paixão, diretor do Departamento de Aventureiros, Desbravadores e Jovens para o estado do Acre, falou sobre a importância dos projetos para a população.
“Esse reconhecimento é uma honra e, acima de tudo, um incentivo. Ele reforça o valor de um trabalho voluntário que transforma vidas em silêncio, nos bairros, nas comunidades. Para nós, como entidade, é o reconhecimento público de que vale a pena servir, educar e formar cidadãos com base em princípios. Isso motiva ainda mais cada líder voluntário, que doa tempo, talento e coração, a continuar guiando nossas crianças e jovens. Fortalece nosso compromisso com as novas gerações e nos dá mais razões para seguir fazendo a diferença”, destacou.
A previsão é que, após aprovados, os projetos de lei sejam publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), na seção de municipalidades.

Ação busca reconhecer organizações da sociedade civil que realizam ações sociais direcionadas a crianças e adolescentes. Foto: Reprodução
Sobre os projetos de lei
“Dia Municipal dos Desbravadores” (Projeto de Lei n° 51/2025)
O Dia Municipal dos Desbravadores será celebrado anualmente em 20 de setembro. A data reconhece a relevância do trabalho desenvolvido pelos desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, grupo que atua diretamente na formação do caráter de crianças e adolescentes, por meio de atividades educativas, recreativas e de serviço comunitário.
O programa, presente em diversos países, promove valores como responsabilidade, respeito, solidariedade e cidadania, em um ambiente seguro que estimula o desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe.
Além da formação pessoal, a atuação dos desbravadores também tem impacto social. Em um cenário de vulnerabilidade, especialmente entre os jovens, o grupo oferece alternativas positivas à marginalização, contribuindo na prevenção de comportamentos de risco. A participação em projetos sociais e acampamentos é vista como uma ferramenta eficaz de inclusão e proteção, afastando crianças e adolescentes de influências negativas.
“Dia Municipal dos Aventureiros” (Projeto de Lei n° 49/2025)
Celebrado no terceiro sábado de maio, o Dia Municipal dos Aventureiros integra o calendário oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, criadora e coordenadora do projeto “Clube de Aventureiros”. Voltado para crianças de 6 a 9 anos, o programa promove uma formação integral por meio de atividades lúdicas e educativas.
O projeto incentiva valores como respeito, solidariedade, honestidade e cidadania, sempre com o envolvimento da família e da comunidade.
A data busca reconhecer a relevância do clube na formação de crianças conscientes e engajadas, e poderá contar com ações educativas, culturais e recreativas, em parceria com instituições públicas e privadas.
“Mês da Missão Calebe” (Projeto de Lei n° 50/2025)
A Missão Calebe, projeto voluntário promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, será realizada anualmente em julho, com foco em ações sociais, educativas e evangelísticas.
A iniciativa reúne pessoas de todas as idades, especialmente jovens, para atuar em prol da comunidade, por meio de campanhas e serviços de apoio.
Entre as atividades previstas estão: arrecadação e distribuição de alimentos, roupas e materiais escolares, ações de conscientização sobre saúde e meio ambiente, recreação infantil, mutirões de limpeza, doação de sangue, entre outras. A proposta inclui parcerias com instituições públicas e privadas para ampliar o alcance das ações.
Presente em diversos países, a Missão Calebe tem se destacado por incentivar o engajamento social, promover a solidariedade e oferecer alternativas positivas de ocupação no período de férias, especialmente entre os jovens.