O Natal de 2024 deve movimentar o comércio de Rio Branco, é o que aponta uma pesquisa recente realizada pela Fecomércio Acre, envolvendo 201 consumidores e 108 empresários, que revelou que as roupas continuam sendo os presentes mais pretendidos pelos consumidores de Rio Branco, com 45,1% das intenções de compra voltadas para esse segmento.
Em seguida, a preferência dos consumidores se dá por brinquedos, que aparecem como uma opção para 19,2% dos entrevistados. Já os calçados são a escolha de 15,6%.
A pesquisa mostrou ainda que a maioria dos consumidores (68,5%) planeja gastar até R$ 200,00 nas compras de Natal neste ano. O valor mais restrito reflete o atual cenário econômico, em que grande parte da população busca equilibrar o desejo de presentear com a necessidade de controlar os gastos.
Como maneira de aumentar as vendas, o empresariado acreano aposta em descontos (35,2%), eliminação do juros nas compras parceladas (28,8%) e redução de preços de maneira geral (28,4%).
Além disso, mais da metade (59%) dos empresários da capital afirmam que esperam um aumento nas vendas se comparado ao mesmo período festivo do ano anterior.
Apesar dos dados positivos, nem um terço do empresariado (apenas 32,4%) irá contratar mais funcionários durante o período.
O assessor da presidência da Fecomércio Acre, Egídio Garó, afirma que a data é muito importante para o comércio local e que deve ser um dos momentos em que os empresários mais lucram durante o ano.
“O Natal é uma data-chave para o comércio local. Estamos confiantes de que o planejamento estratégico dos empresários, aliado à busca por melhores ofertas pelos consumidores, trará resultados positivos. Mas é fundamental que o mercado permaneça atento às necessidades da população, oferecendo opções acessíveis e atrativas”, disse.