Planalto descarta aprovar CPMF neste ano e estuda aplicar recursos na Saúde

Com a resistência no Congresso à criação de um novo imposto, o governo federal já não conta com a aprovação da nova CPMF ainda neste ano e avalia estendê-la também para financiar a saúde.

Em reunião nesta terça-feira (27) com prefeitos e governadores, o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) orientou os representantes do Poder Executivo a pressionarem deputados e senadores pela recriação do chamado “imposto do cheque”, apesar de reconhecer a dificuldade de aprovar o tributo ainda este ano.

Pela proposta enviada ao Congresso, o Palácio do Planalto estabelece uma alíquota de 0,20% sobre as movimentações financeiras e destina os recursos para a Previdência Social. Com o pedido de prefeitos e governadores para que o tributo também financie a área da saúde, o Palácio do Planalto considera estudar a proposta.

Estimulados pelo governo, representantes de Estados e municípios têm defendido elevar a alíquota do imposto para 0,38%, com a possibilidade de 0,18% serem divididos entre os entes da federação.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost