Com a Proposta de Emenda a Constituição 395/2014 já aprovada na Câmara Federal, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma tardia audiência para discutir o assunto. Mesmo com a matéria já tendo sido aprovada, o deputado Jonas Lima (PT) apresentou um requerimento que resultou na audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (5)
Relembrando que não dá mais tempo de fazer qualquer tipo de alteração na matéria, já aprovada no último dia 21 de outubro, o deputado Sibá Machado (PT), um dos defensores da proposta que versa sobre a autorização de cobrança por especialização em universidades públicas, afirmou que compreendia as insatisfações dos estudantes presentes e ressaltou que o Acre não quis discutir o assunto enquanto havia tempo.
“O Acre foi o único Estado que não me recebeu. Não me venham dizer que eu não quis discutir o assunto porque não é verdade. Agora é tarde e não dá mais tempo para incluir nada”, afirmou.
O jornalista Williandro Derze, ex-líder estudantil, afirmou temer que a PEC seja o início de um processo mais profundo de privatização do ensino público brasileiro e afirmou que a sociedade merece ser inserida em debates como estes.
“Todos precisam saber o que está acontecendo e debater melhor um assunto que interessa a todos”, disse.