26 de abril de 2024

A mocidade que constrói a manhã desejada

wadihdamousPor Wadih Damous

wadihdamousO dia 30 de junho foi histórico. Milhares de jovens de todo o Brasil ocuparam o gramado em frente ao Congresso Nacional para construir o “amanhecer contra a redução”. O ato reuniu militantes de diversas correntes partidárias, movimentos sociais, representações estudantis e organizações sociais.

A articulação e mobilização dessa juventude teve atuação destacada dentro da Câmara dos Deputados, atuando e contribuindo na sensibilização dos parlamentares e denunciando a irresponsabilidade da proposta que reduz, inconstitucionalmente, a maioridade penal.

Essa ação política foi fundamental para alterar a correlação de forças no plenário e derrotar a PEC171. Outras batalhas ainda virão pela frente, mas ficou o ensinamento de que é possível vencer, com mobilização social, a escalada autoritária no parlamento brasileiro.

A direita tenta ao máximo excluir a participação popular dos atos decisórios que repercutirão na vida de milhões de brasileiros. A reforma política foi votada com o parlamento completamente isolado. É preciso que se diga que a UBES e a UNE tiveram que entrar com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para que fosse possível adentrar à casa do povo e acompanhar a votação da maioridade penal.

Em tempos de escalada autoritária e reascensão do fascismo, quebrar o isolamento dos poderes, conscientizar, unir a esquerda pela solidariedade, mobilizar e sensibilizar são ações imprescindíveis para reverter o quadro que se apresenta sombrio.

Para além da derrota momentânea das forças do retrocesso, a mobilização desses jovens resgatou a esperança de que é possível romper o isolamento em que as forças progressistas se encontram. O dia 30 de junho fez história e quem sabe pode representar um simbólico ponto de partida para retomada da luta pelo avanço dos direitos e garantias fundamentais, tarefa histórica da esquerda.

 

*Wadih Damous é advogado, ex-presidente da OAB-RJ e deputado federal (PT-RJ).

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost