26 de abril de 2024

Mais uma comunidade recebe projeto de promoção de saúde realizado pela Uninorte

Alunos dos cursos de Odontologia, Psicologia, Direito, Serviço Social e Enfermagem da Uninorte

Alunos dos cursos de Odontologia, Psicologia, Direito, Serviço Social e Enfermagem da Uninorte

Os exercícios de práticas educativas e preventivas em comunidades, desenvolvidos por acadêmicos da Uninorte buscam grupos pouco atendidos pelo poder público. Essa valiosa atividade extramuros do ensino/aprendizagem tanto promove interatividade aluno e sociedade, professor e aluno, quanto tem o poder de humanizar os processos de acolhimento.

No último sábado, 03 de outubro, os alunos do curso de Fisioterapia da Uninorte, orientados pela mestre Luciana Peniche iniciaram Projeto ‘Saúde do Trabalhador: o conhecimento gerando transformação’, na comunidade Rural do Ramal Novo Horizonte, Rodovia Senador Guiomard – Ac 40, especificamente na Escola Boa Vista, no Bem Fica. Segundo a professora, a feira de saúde promovida na localidade foi além das atividades desenvolvidas na escola, já que os acadêmicos fizeram acolhimento em domicilio. “Em visita anterior para identificar e conhecer o processo de trabalho na produção de farinha de mandioca no município de Rio Branco notamos que os trabalhadores corriam diversos riscos, principalmente risco ergonômico.  Julgamos então, mais que interessante, fazer um feira de saúde para orientá-los e oferecer atendimentos variados para a comunidade,” explica Luciana.

Alunos dos cursos de Odontologia, Psicologia, Direito, Serviço Social e Enfermagem da Uninorte também partilharam conhecimento e promoção de saúde para a comunidade. Isaquelina Martins de Oliveira, acadêmica do 5º período de Enfermagem declarou que as atividades que ultrapassam os limites das salas de aula, além de exercerem o papel de gerar conhecimento profissional, são experiências de vida para os acadêmicos. “Estou participando da ação e achando extraordinário o quanto esse trabalho acrescenta. Aqui ganho experiência em ajudar e percebemos o quanto os moradores precisam deste atendimento, pois muitos não conseguem em postos de saúde, e quando conseguem, demoram meses para receber um exame, a exemplo do PCCU (preventivo ginecológico) que realizamos aqui mesmo. Quero aproveitar para agradecer a Uninorte, a professora Luciana por ter me indicado para esta ação e assim poder ser enriquecida com conhecimento e contribuição social,” relata a aluna emocionada.

A moradora Inayra de Oliveira Dias do Carmo recebeu os acadêmicos com muita alegria. “Estou achando ótimo, porque para ter atendimento aqui é uma dificuldade. E para nos transportar daqui para os postos de saúde, que ficam longe, dificuldade maior ainda. Muitas vezes, quando chegamos aos postos ficamos no ”vai e vem”. A oportunidade de fazer o PCCU, por exemplo, é extraordinária. Nossa comunidade carece disso. Para vacinar nossas crianças, temos que ir a Senador Guiomard, e nesse sol quente… Então, esse trabalho é uma alegria para nós,” declara comovida a moradora.

O Projeto ‘Saúde do Trabalhador: o conhecimento gerando transformação’  ainda contou com a participação de outras instituições de ensino superior, de profissionais formados (Enfermeiros),  e do Ministério de Teatro da Igreja Batista da Vila Ivonete – Vilarte. “Ao final, fizemos uma grande festa com o pessoal do teatro. Muito gratificante para nós e principalmente para a comunidade do Bem Fica”, finaliza Luciana Peniche, professora responsável pelo projeto.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost