26 de abril de 2024

Polícia entra em confronto com pescadores em Cruzeiro; tucano denuncia truculência do governo

tumulto

Manifestantes protestam contra a suspensão do auxílio seguro-defeso

 

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) denunciou que um grupo de pescadores foi “agredido covardemente” por homens da Polícia Militar (PM) durante manifestação em Cruzeiro do Sul, na manhã desta sexta-feira (4).

O que era para ser apenas mais um protesto passivo dos pescadores acabou em pancadaria. Os manifestantes protestavam contra a suspensão do seguro-defeso, um benefício cedido pelo governo, mas acabaram entrando em confronto com a polícia, que usou cassetetes e spray com gás de pimenta para dispersar os trabalhadores. Nove  manifestantes foram presos e encaminhados à delegacia.

Pescador diz que foi agredido pela PM

Pescador diz que foi agredido pela PM

O pescador José Francisco, diz que o manifesto era passivo e a PM não precisava agir com truculência. Ele conta que foi atingido com spray de pimenta nos olhos durante a confusão.

“Estou me sentindo revoltado porque somos pessoas trabalhadoras e estamos aqui lutando por nossos direitos, mas acabamos agredidos com spray de pimenta nos olhos e arrastados como marginais. Nosso movimento é democrático e pacífico, não precisava dessa truculência policial”, disse Francisco.

Francisco critica o governo pelo corte do benefício e diz que a categoria luta apenas pelo seus direitos garantido em lei.

“Estamos revoltados com os representantes. O País está nesta situação por causa disso. Falta democracia e cumprimento dos direitos”, desabafa.

O deputado Luiz Gonzaga também criticou a “violência exagerada” por parte dos policiais que, segundo ele, impediram que os manifestantes protestassem em favor dos seus benefícios.

“Os pescadores de Cruzeiro do Sul foram agredidos covardemente pela PM. O PT tinha todo o direito de fazer suas manifestações quando era oposição, faziam tudo que queriam, mas hoje o cidadão não pode se manifestar que é preso e espancado. O movimento dos pescadores é legal. Eles têm direito ao benefício”, disse o tucano.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Segurança Pública do Acre, que informou estar ciente do confronto em Cruzeiro do Sul e que logo divulgará versão da PM sobre o ocorrido.

Suspensão do benefício

Em janeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu derrubar um decreto legislativo aprovado em dezembro do ano passado pelo Congresso que garantia aos pescadores o pagamento do seguro-defeso.

Os pescadores recebiam do governo o valor correspondente à um salário mínimo, que era cedido durante o período de reprodução dos peixes, época está que a pesca é considerada proibida.

“Dilma não come peixe, por isso não está nem aí”, diz manifestante

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost