26 de abril de 2024

Alunas premiadas vão acender a Tocha Olímpica em Rio Branco na próxima semana

alunas

Joice e Janieli souberam que iriam acender a Tocha nesta quinta-feira à tarde/Foto: Ascom PMRB

Elas estudam o nono ano na escola estadual João Mariano, no bairro Taquari, mesma localidade onde nasceram e moram. Joice e Janieli, ambas com 14 anos, vão receber a chama e acender a Tocha Olímpica do primeiro condutor na capital, no Parque Tucumã, e também seguirão junto nos primeiros duzentos metros do revezamento. Elas foram as escolhidas para acender a Tocha Olímpica por terem sido premiadas pelo Ministério da Educação – MEC, porque escreveram as melhores redações com o tema “A Paz nos Jogos Olímpicos”.

A redação com o tema “A Paz nos Jogos Olímpicos”, foi feita pelos 70 alunos das duas turmas do nono ano da escola João Mariano, que tem um total de 1.032 estudantes. As duas escreveram os melhores textos. As meninas contam que fizeram várias pesquisas sobre as Olímpiadas já realizadas no mundo e escreveram as redações, sem imaginar o resultado, e muito menos que fossem acender a Tocha Olímpica em Rio Branco.

Joice e Janieli souberam que iriam acender a Tocha nesta quinta-feira à tarde, durante a visita da secretária Estadual de Esportes, Shirley Santos, à escola. A secretária entregou para elas, o uniforme trazido ao estado por membros do Ministério do Esporte.

Joice dos Santos conta que está muito orgulhosa de ter conseguido se destacar nacionalmente por meio da redação. “Foi uma boa surpresa saber que fomos premiadas e agora saber que vamos acender a Tocha, é uma sensação única”. Janieli Batista, ressalta que “será um dia para ficar marcado para sempre na minha vida. Já estou com um frio enorme na barriga”.

IDEB da escola está acima da média nacional

O MEC lançou o concurso de redação em todo o Brasil e selecionou as escolas por meio da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. I Índice de Desenvolvimento da escola João Mariano do nível fundamental II – do sexto ao nono ano, é de 5.9. A média nacional é de 5.2.

Para a diretora da escola João Mariano, Eliete Maia, a sensação é de dever cumprido. “Nós somos uma escola da periferia, em um bairro considerado violento como o Taquari. Então saber que nosso IDEB proporcionou essa premiação para nossas alunas, é orgulho demais e a certeza de que estamos no rumo certo”.

A secretária Estadual de Esportes, Shirley Santos, ressalta que o método de escolha, por meio da nota do IDEB, não poderia ser mais representativo. “É o reconhecimento por mérito delas e da escola. Será uma atração a mais no revezamento da Tocha Olímpica em Rio Branco”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost