25 de abril de 2024

Contra retrocesso em políticas públicas, índios ocupam sede da Funai em Manaus

Um grupo de ao menos 300 indígenas ocupou na manhã desta quarta-feira (13) a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Manaus. Com faixas e cartazes, as lideranças caminharam por pouco mais de 500 metros da praça onde aconteceu a concentração, no bairro Nossa Senhora da Graça, até o prédio do órgão.

O protesto ocorreu de forma pacífica e tinha como objetivo chamar a atenção para o que os líderes classificam como o desmonte da política indigenista do país pelo governo interino de Michel Temer (PMDB). Eles também são contra a indicação de um militar para a presidência da Funai.

Sede da Funai em Manaus tomada por comunidades indígenas /Foto: Reprodução

Sede da Funai em Manaus tomada por comunidades indígenas /Foto: Reprodução

Na semana passada, o Palácio do Planalto recuou na nomeação do general Roberto Peternelli para a Funai após a repercussão negativa do nome do militar entre indígenas e servidores da fundação. O PSC é o partido da base de Temer que reivindica o direito de indicar o novo líder da Funai.

Os índios ainda protestaram contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 215) que transfere do Executivo para o Congresso Nacional a atribuição pela demarcação de terras indígenas. O movimento também se posiciona contra a criação da CPI da Funai; para eles, essa é uma tentativa de desmoralizar e enfraquecer o único órgão que defende seus direitos.

Os índios centraram suas críticas aos integrantes da bancada federal do Amazonas em Brasília, que na semana passada se reuniram com o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) para pedir o fim da demarcação de territórios indígenas no Amazonas.

O evento em Manaus foi organizado pelo Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Foreeia), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e o Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (Iaja).   Chamado de Ocupa Funai, o protesto desta quarta-feira aconteceu em todo o Brasil.

Intervenção federal no órgão motivou manifesto /Foto: Reprodução

Intervenção federal no órgão motivou manifesto /Foto: Reprodução

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost