25 de abril de 2024

“Jarude precisará ser rápido e mostrar a que veio, caso contrário será só mais um”, diz colunista

Retornando ao trabalho

Estamos de volta para acompanhar tudo que se passa na política e seus bastidores. O sucesso da coluna aqui na ContilNet teve várias solicitações dos internautas para que continuássemos levando ao leitor as informações privilegiadas que acabamos obtendo junto a nossas fontes. Durante o período eleitoral demos uma parada na coluna para garantir a isenção na notícia, mas agora estamos aqui de novo para deixar todos vocês bem informados. Trabalhando sempre com responsabilidade e ética, que são uma marca de nossa coluna Política.

Querem esquecer

Dois deputados de oposição conversavam sobre o resultado das eleições no segundo turno pelo Brasil, falando da derrota petista. Acabaram trazendo o debate direto para o interior do Acre elogiando as vitórias, principalmente em Sena Madureira, Feijó e Tarauacá. Todavia, quando um deles começou a falar do resultado em Rio Branco, um deles disse: “Meu amigo, queremos é esquecer a surra que pegamos”.

Deixarão a casa arrumada

Os atuais prefeitos de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), e Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), conseguiram fazer uma administração equilibrada e com ações inéditas para o desenvolvimento do município. Vagner pavimentou e calçou ruas, fez investimentos na Educação, Saúde, agricultura e infraestrutura nunca comparados ou vistas em qualquer outra gestão do município. Rodrigo sai dia 31 de dezembro deixando obras importantes e o plano diretor pronto para a nova prefeita executar.

marilete-vitorino

Prefeita eleita Marilete Vitorino /Foto: Reprodução

Sucedendo a organização

Os prefeitos eleitos Marilete Vitorino (PSD), de Tarauacá, e Ilderlei Cordeiro (PMDB), de Cruzeiro do Sul, são os únicos que pegarão os municípios sem muitos problemas, comparado com às demais prefeituras do Acre.

O conhecimento de parlamentares eleitos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou na semana passada um seminário para os novos gestores. Os participantes foram prefeitos e vereadores eleitos. O objetivo era explicar as responsabilidades de prefeitos na administração do erário, além de destacar o papel dos vereadoras como agentes fiscalizadores e o dever dos presidentes das Câmara Municipais. A surpresa era que alguns parlamentares eleitos se quer sabiam o que era a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).

Saíram afiados

Depois que o seminário terminou, os prefeitos os vereadores estavam afiados com suas responsabilidades. Parlamentares que pensaram que a LDO ‘era de comer’ ficaram sabendo como ajudar na construção das leis que regem o orçamento anual do município. Buscar informações é sempre bom e o TCE deixou claro que sempre estará à disposição dos gestores e parlamentares.

maxresdefaultHá esperança no novo prefeito

O prefeito eleito do município de Plácido de Castro, Gedeon Barros (PSDB), criou uma expectativa de mudança e desenvolvimento muito grande para população. A prisão do prefeito Roney Firmino durante o processo eleitoral garantiu a Gedeon vencer a eleição com mais de 47% dos votos.

Atrasados de novo

O plano do DEM agora é colocar Tião Bocalom como candidato a senador em 2018, correto? Esse plano pode ser considerado atrasado em todos os sentidos. Bocalom teve a chance de disputar a vaga de senador em 2014, nadando de braçada em cima do agora senador Gladson Cameli (PP) e da ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB), mas preferiu disputar o governo, apostar no mais difícil e longe das estruturas do partido.

Se conselho fosse bom era vendido

Nas pesquisas internas, Bocalom sempre aparecia na frente quando colocado na disputa ao Senado Federal, mas insistiu em disputar o governo convencido pelo seu conselheiro Normando Sales. Agora, ao que tudo indica, será aconselhado pelo sindicalista Frank Lima.

Escolheram o mais participativo?

A presidência da Câmara de Vereadores de Rio Branco já se encontra quase definida. O pastor Manuel Marcos (PRB) será mesmo o presidente e terá como vice Clezio Moreira (PSDB). Questionamento da coluna: quais os motivos de Clezio participar da Mesa Diretora, se foi o vereador que mais faltou sessões nesta atual legislatura?

lene-petecao

Vereadora Lene Petecão /Foto: Reprodução

Quais os critérios?

Se a base do prefeito quer um membro da oposição na mesa diretora da Câmara, deveria optar em escolher a vereadora Lene Petecão (PSD), que em menos de dois anos foi a parlamentar que mais se destacou com apresentação de projetos, requerimentos e indicações de ações ao executivo. Até mesmo o advogado Roberto Duarte (PMDB), que poderia contribuir muito nas orientações jurídicas tomadas pela mesa.

O escolhido pela subserviência

A escolha de Clezio Moreira seria pela subserviência que ele tem perante a base do prefeito e presidência da mesa? São questionamentos que ficam a vagar nos bastidores da Câmara e principalmente nas direções dos partidos da Frente Popular.

Vai sair de cima do muro?

O vereador eleito que fez a campanha que mais se identificou com a juventude nesta eleição foi Emerson Jarude (PSL), esse mérito é dele. O jovem terá que demonstrar quando assumir o mandato se será base do prefeito ou oposição. Não tem essa conversa de ficar em cima do muro. Projetos importantes do Executivo até os vereadores de oposição votam a favor.

Precisa definir

Emerson terá dois caminhos como parlamentar, concorda que seu partido continue na Frente Popular, seguindo a direção do PT, ou demonstrar todo o entusiasmo que embalou sua campanha praticando uma nova política, diferente da implantada atualmente nas administrações petistas.

Registro negativo

A gestão do secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias ficará marcado como a que mais deixou o nível de violência crescer no Acre. Se formos fazer uma avaliação dos últimos três governos, proporcionalmente este terá o maior registro de execuções, assaltos, homicídios.

Parlamentar vítima da crescente criminalidade

A vereadora de Rio Branco, Lene Petecão (PSD), foi vítima de mais um dos constantes registros de violência no Acre. A falta de políticas públicas para conter a onda crescente da violência não foi eficiente durante os 20 anos de governo do PT. Resultado? As drogas que chegam da Bolívia e do Peru contaminam nossos jovens e os escravizam para a criminalidade das facções que imperaram no Acre.

Entrevistas em vídeo

Aguardem que estamos preparando todo a estrutura para garantir informações e entrevistas interessantes para os internautas da ContilNet. Nossos vídeos trarão entrevistados da área econômica, empresarial, sindical e figuras renomadas da política estadual e nacional. Acompanhe nossa coluna diariamente na ContilNet. Deus abençoe nosso trabalho!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost