23 de abril de 2024

“Pretendo levar os tucanos a discutir primeiro um projeto de governo”, diz Francineudo Costa

Cassação do mandato

Nunca na história da Câmara Municipal de Rio Branco um vereador teve a cassação de seu mandato pedida tantas vezes por iniciativa popular, como nesse caso do Juruna (PSL). Até a tarde desta sexta-feira (17) foram quatro pedidos protocolados na Mesa Diretora.

Quem é Juruna?

José Carlos dos Santos Lima é o presidente do Sindicato dos Camelôs de Rio Branco. Conhecido pelo apelido de Juruna e se elegeu vereador pelo PSL, em uma coligação com o PMB.

Volta a origem

Ex-prefeito de Porto Acre, Carlinhos da Saúde voltou a assumir suas ocupações prediletas: a de professor do Instituto Federal do Acre (Ifac), onde assumirá em breve uma pró-reitoria, e a de cantor da noite.

Pela ordem tucana 

Francineudo Costa assegura, caso se eleja presidente do PSDB em eleição marcada para março, que mudará totalmente o rumo da prosa atual. Ao invés de discutir nomes de candidatos, pretende levar os tucanos a discutir primeiro um projeto de governo: “Os nomes vêm depois dos projetos, penso. E vou tentar colocar isso em prática”, disse.

Francineudo na história

Claro que Francineudo Costa (foto) é nitroglicerina pura, pela jovialidade, e anda com um paneiro de boas ideias, mas entrará para a história se conseguir mudar o velho vício da política de discutir primeiro um projeto.

“Adorei o Roberto Freire”

A frase é da Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), depois de se encontrar com o presidente nacional do PPS, Roberto Freire. Ela foi convidada a se filiar no antigo PCbão para disputar uma vaga na Câmara Federal, nas eleições de 2018.

Chiliques

O interessante é que alguns petistas piraram ao saberem que Rosana poderá se filiar no PPS. Eles não davam tantos chiliques quando a sindicalista era filiada ao PT.

Edvaldo de vice

Um grupo de empresários tentará emplacar o nome do meu colega jornalista Edvaldo Souza, ex-deputado estadual, como vice na chapa de Gladson Cameli (PP).

Alta popularidade

Segundo os empresários que defendem o nome de Edvaldo Souza, o senador Gladson Cameli ganharia muito com o apresentador de televisão pela sua alta popularidade. Edvaldo teria sido, inclusive, “apagado” propositadamente na Frente Popular por ser essa ameaça.

Lula 2018

Tem uma garotada, muito pouca por sinal, ligada ao PT que tenta espalhar a ideia pelas redes sociais de que Lula viria em 2018 mais arrasador do que nunca, mas não está encontrando eco. Diverge da realidade.

Quebra-molas

Os quebra-molas implantados pelo Detran em várias ruas de Rio Branco tem diminuído os acidentes de trânsito e facilitado a vida de muitos pedestres. O diretor do órgão, Pedro Longo, vem mostrando que não precisa inventar muita coisa para fazer uma boa gestão.

Culpa da imprensa?

Esses dias o ex-prefeito de Assis Brasil, Doutor Betinho (PSDB), culpava a imprensa pela sua derrocada política, em conversa com um amigo.

Eu pensei que a culpa tivesse sido do mordomo.

Emenda é impositiva

Pouca gente percebeu que as emendas parlamentares agora são impositivas e, por essa razão, não servem mais para balizar mandatos de deputados e senadores. Qualquer parlamentar agora libera verba. Até o deputado Chico Preto.

Heitor e a CCJ

Não faz mais sentido o deputado Heitor Júnior (PDT) brigar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, uma vez que deve se afastar e assumir a secretaria de Pequenos Negócios do Estado.

Testa franzida

Manoel Moraes (PSB) é um dos deputados estaduais mais tranquilos, mas o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora mudou ele de humor. Anda quase sempre de testa franzida. Logo pegará pique e voltará a sorrir.

Tranquilo

Manoel é um dos poucos deputados da Aleac que está tranquilo quanto a sua reeleição. Em Xapuri, tem a esposa na vice-prefeitura, e em Epitaciolândia, o prefeito Tião Flores, um fiel aliado. Sem contar os apoios que tem em outros municípios e na capital.

No PSDB

Daniel Nogueira, ex-candidato a prefeito de Porto Acre, deverá se filiar ao PSDB e não ao Solidariedade, como se ventilou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost