26 de abril de 2024

Google Maps sabe muito sobre você; veja como limpá-lo

O Google Maps mantém um histórico com informações de localização do usuário. O recurso armazena seus dados de forma silenciosa, mas existe uma forma de exclui-los para proteger sua privacidade. É possível desativar o histórico de localização, apagar os mapas baixados no celular e até remover tags de casa ou endereços de amigos, que podem aparecer no app.

A seguir, o TechTudo reúne dicas para limpar dados sobre locais visitados no Google Maps. O tutorial foi feito em um celular com Android.

Google Maps guarda informações pessoais de localização que podem ser apagadadas com dicas deste tutorial (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Remover tag de casa/trabalho

Passo 1. Abra o app do Google Maps no Android e selecione o menu lateral indicado por “três traços”. Toque em “Seus lugares”.

Passo 2. Na aba de “Etiquetados” estarão todos os endereços pessoais salvos como “casa”, “trabalho” e mais categorias. Toque no botão com “três pontos” ao lado do item e selecione “Remover”. Ele será apagado da lista no app e não será mais mostrado como sugestão do local pessoal.

Remover possíveis endereços de amigos

Passo 1. Alguns endereços da sua lista de contatos sincronizada com o Google podem surgir como sugestões, por padrão, ao buscar nos mapas. Para remover isso, selecione o menu lateral do Google Maps e toque em “Configurações” e selecione “Conteúdo pessoal”.

Passo 2. Desative a chave ao lado de “Contatos do Google”.

Remover acesso de localização

Passo 1. O Google Maps tem acesso contínuo à sua localização pelo celular, mas é possível remover a permissão. Para isso, selecione “Configurações” no menu principal do Maps e toque em “Configurar localização no Google”.

Passo 2. Encontre o item do “Maps” na listagem e depois selecione “Permissões”.

Passo 3. Desative a chave ao lado de “Localização”. Você poderá ativar novamente quando preferir, usando o mesmo passo a passo, só que deixando a chave em verde (ligado).

Desativar histórico de localização

Passo 1. Abra o menu lateral do Google Maps e selecione “Configurações”. Depois selecione “Conteúdo pessoal”.

Passo 2. Encontre o item “Histórico de localização ativado” e desligue a chave do topo da tela. Assim, o app não guardará os locais nos quais você esteve.

Excluir locais visitados

Passo 1. Acesse o “Histórico do Maps” nas mesmas configurações do app. Em seguida, toque no botão de “X” ao lado de cada local pesquisado que deseja apagar. Confirme em “Excluir”.

Passo 2. Para apagar tudo de uma vez, selecione o item “Conteúdo pessoal” e toque em “Excluir todo o Histórico de localização”.

Excluir mapas baixados

Passo 1. Abra o menu lateral do Google Maps e selecione “Mapas offline”. Será exibida uma lista com todos os mapas salvos no seu app pelo celular. Selecione um deles e toque no botão de menu (indicado por três pontos). Por fim, confirme em “Excluir” para apagar do smartphone.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost