24 de abril de 2024

Sena lança campanha de combate ao tabagismo; prefeito destaca importância da iniciativa

 Sena lança campanha de combate ao tabagismo; prefeito destaca importância da iniciativa


Sena lança campanha de combate ao tabagismo; prefeito destaca importância da iniciativa

A Prefeitura de Sena Madureira, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde lançou oficialmente na tarde desta quinta-feira, 27, uma campanha de combate ao Tabagismo. A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara Municipal contando com a presença do prefeito Mano Rufino (PSB), vice-prefeito Hermano Filho (PCdoB), secretária de saúde, Jocilda Melo, enfermeiro Rodrigo Gomes, coordenador da campanha e demais profissionais da área da saúde que atuam na rede municipal. Moradores atendidos nas unidades também estiveram presentes no lançamento da campanha.

Sena Madureira conseguiu acessar junto ao Ministério da Saúde três tipos de medicamentos utilizados no combate ao fumo, entre eles o adesivo transdérmico de nicotina e a goma de mascar. São remédios oferecidos gratuitamente para quem intenciona parar de fumar.

Presente no evento, o prefeito Mano Rufino considerou a campanha de suma importância, uma vez que o cigarro tem causado diversas mortes no Brasil. “Felizmente o município de Sena conseguiu acessar esse programa de combate ao tabagismo e hoje estamos iniciando a campanha que visa garantir aos moradores uma melhor qualidade de vida. Todo o suporte necessário será dado para o êxito da campanha”, salientou.

De acordo com o enfermeiro Rodrigo Gomes, coordenador da campanha no município, os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão. “Esse é um problema a nível mundial. Estatísticas apontam que no Brasil, são mais de 200 mil mortes causadas pelo cigarro. Então, estamos nessa luta para alertar as pessoas e ao mesmo tempo oferecer o tratamento devido. Com isso, quem deseja parar de fumar procure as unidades de saúde, busque as informações necessárias, pois estamos à disposição”, complementou.

Em quatro unidades de saúde de Sena Madureira a campanha será abordada com mais ênfase: Florlírio Lustosa (Ana Vieira), Aguinaldo Nunes (Pista), Maria das Dores (Bosque) e Ricciot Tamburini (Segundo Distrito). Informações a respeito do assunto também são repassadas na própria Secretaria Municipal de Saúde.

Sábado, 29, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. (Assessoria)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost