Nesta terça e quarta, 318 detentos e 63 socioeducandos participam do Enem

enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado para pessoas privadas de liberdade, terá início nesta terça (9) e quarta-feira (10) em todo o Brasil.

No Acre, de acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) cedidas ao G1 Acre, 318 detentos das unidades prisionais localizadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Senador Guiomard, farão a prova. Destes, a maior parte está na capital: 116.

Este ano, entre os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, 63 devem fazer a prova, segundo o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC), com informações também repassadas ao G1.

Para as pessoas privadas de liberdade, a principal função do certame é certificar o ensino médio, ao passo que o Exame Supletivo para Jovens e Adultos (Enseja) possibilita a certificação do ensino fundamental. A maior parte da população carcerária do Acre, que hoje é de 4.436 homens e 264 mulheres, é composta por pessoas com o primeiro grau incompleto.

Porém, os detentos que cumprem pena em regime fechado são impedidos de frequentar uma universidade, caso obtenham a pontuação necessária para conquistar uma vaga, pois o instituto não possui efetivo.

Já com relação à possibilidade do Iapen estabelecer uma parceria com uma universidade para a criação de cursos à distância, destinados aos estudantes carcerários, o instituto explica ao G1 que já iniciou um contato com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost