Profissionais da saúde cobram do governo promessas feitas antes das eleições e protestam

prosaude3manifesto

Profissionais da enfermagem e condutores de ambulâncias do Acre estiveram na manhã desta segunda-feira (15) em frente ao gabinete do governo do Estado em um ato de protesto. Ambas categorias buscam reivindicar acordos feitos pelo governo antes das eleições.

As reclamações são comuns entre as duas categorias: as condições de trabalho e escala de plantões não colaboram para uma boa realização do trabalho.

prosaude

As reclamações são comuns entre as duas categorias: as condições de trabalho e escala de plantões não colaboram para uma boa realização do trabalho/Foto: Selmo Melo/ContilNet Notícias

A vice-presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Estado do Acre (SPAT), Alesta Amâncio, estava na manifestação e afirmou ao jornalismo da ContilNet Notícias que o objetivo da categoria é lutar por uma ‘escala decente’.

“Nossa escala está um dia sim, e um dia não. Do dia 26 ao último dia do mês, estamos de folga; isso é uma indecência, pois passamos o mês inteiro cansados, trabalhando um dia sim, o outro, não. Enfermagem é uma profissão desgastante; enquanto todos dormem, estamos trabalhando e o pró-saúde nos oferece uma escala indecente. Na véspera das eleições, estava tudo acertado com o governo do Estado, e depois da eleição, a situação é esta”.

Questionada sobre a escala considerada ideal para a categoria, ela explica que a folga deveria ser dividida entre os dias de plantões para que não haja prejuízos na boa realização do trabalho.

“A [escala] de 30 horas, um dia sim e dois não, seria ideal. Temos 12 plantões durante o mês, então, daria para ser um dia sim e dois não, de forma que a gente possa cumprir os plantões. Eu, por exemplo, trabalho até o dia 25 e estou de folga até o ano que vem. Isso é uma indecência”.

O sindicato ficará no local até que o governo se pronuncie e a situação seja revista.

“Que o governo cumpra e reveja nossa situação. Vamos permanecer aqui até que se cumpra”.

prosaude2

Já o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado do Acre (Sindconam), Marcos Figueiredo, afirma que a categoria precisa de mais valorização e uma escala mais ‘decente’, termo usado pelos manifestantes.

“Estamos aqui pra pedir valorização. Até hoje não somos valorizados, e precisamos também reivindicar a questão da escala. É muito corrida e desejamos uma escala condizente com a dos profissionais da enfermagem para a boa realização dos trabalhos”.

A rotina de trabalho dos profissionais é classificada por eles como “cansativa” e não há, por exemplo, tempo para descanso e para família. Isso pode, segundo o sindicalista, prejudicar seu desempenho no trabalho.

“O trabalhador precisa não somente de melhores condições de trabalho, mas de melhores condições de vida”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saude, o secretário-adjunto Irailton Lima garantiu que o acordo coletivo beneficiará a categoria. Foi informado que será concedido plantão de 12 horas com 36 de intervalo. Também foi informado que duas vezes ao mês o profissional poderá fazer dois intervalos de 24 horas cada.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost