Esquecidos: vereador de Epitaciolândia se comove com imigrantes e presta ajuda

haitianos

O vereador do município de Epitaciolândia, Carlos Portela (PPS), continua preocupado com a situação dos imigrantes na área de fronteira do Acre. Senegaleses e haitianos vistos pelos locais públicos de algumas das cidades da região são comuns e a situação na qual eles se encontram é preocupante.

O vereador registrou, nesta semana, novas imagens de haitianos saindo do município com destino a Xapuri.

“Encontrei [os haitianos] pela manhã, saindo de Epitaciolândia, e hoje por volta do meio dia, eles já estavam na entrada de Xapuri, distante 54 km”, conta o vereador.

Famintos, sem dinheiro e cansados, os haitianos pedem ajuda e carona a todo o instante. Foi nas proximidades do posto policial que o vereador encontrou os imigrantes.

“Eu e mais dois amigos do Idaf conseguimos o dinheiro para eles e embarcamos no ônibus com destino a Rio Branco”, diz.

Ele enfatizou a força de vontade dos imigrantes para refazer a vida, depois de uma série de sofrimentos vividos em seu local de origem, e disse que isto é o que o comove. No Brasil, eles também enfrentam alguns problemas, mas isso não os impede de tentar refazer a vida.

“O que nos comoveu foi o esforço da mulher e a força de vontade de encontrar o marido que já está em Santa Catarina; ela nos pediu para fazer uma ligação para ele e ao falar com ele, solicitou dinheiro. Ele tinha o dinheiro, mas não tinha como mandar”.

PUBLICIDADE