26 de abril de 2024

Deputado Rocha diz que HC faz seleção de pacientes que têm mais chance de sobreviver

hospital-do-cancer-acre2denúncia grave

hospital-do-cancer-acre2O deputado federal Wherles Rocha (PSDB/AC) apresentou junto à Comissão de Saúde da Câmara Federal, nesta quarta-feira (13), requerimento pedindo a visita dos parlamentares ao Hospital do Câncer do Acre, que, segundo ele, enfrenta diversos problemas.

Em pronunciamento da tribuna da Câmara e reproduzida nas redes sociais, Rocha denunciou, que por haver pouco medicamento destinado ao tratamento de quimioterapia, a direção do hospital optou por medicar apenas aqueles com maior chance de sobreviver ao câncer.

“É cruel esta seleção. Aqueles que têm mais chances de cura são priorizados e recebem os remédios disponíveis. Os demais pacientes recebem paliativos para apenas aliviar os sintomas “, denuncia o parlamentar.

O deputado tucano denunciou, ainda, que a situação do Hospital do Câncer é extremamente precária, sendo que o equipamento que realiza radioterapia está apresentando problemas técnicos desde o mês de janeiro. Rocha ressaltou que na falta de medicamentos para a realização de quimioterapia alguns pacientes, mesmo com poucos recursos, tem arcado com a despesa dos remédios.

“Para não interromper o tratamento que é feito em ciclos, os pacientes se vêem obrigados a comprar o remédio. Recentemente uma senhora pobre teve que pagar mais de R$ 700 para arcar com o tratamento “, frisa.

Rocha defende que o hospital seja reequipado, reabastecido de medicamentos ou que o governo do Acre volte a enviar pacientes para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

“Não podemos é deixar as pessoas morrerem por falta de tratamento “, ressalta.

De acordo com o assessor de imprensa da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Diego Tenutti, a manutenção do aparelho de radioterapia está sendo providenciada e os pacientes que necessitam de tratamento estão sendo encaminhados para Porto Velho.

A respeito da máquina de radioterapia, Tenutti afirma que está quebrada desde março e não janeiro, conforme denunciou Rocha. Ele ressaltou, ainda, que a demora na manutenção do aparelho se deve ao fato dele ter sido fabricado em outro País.

“A manutenção é feita com técnicos de fora do estado e as peças de reposição vêm da Argentina. Neste período os pacientes que precisam de radioterapia estão sendo encaminhados, via TFD, para tratamento em Porto Velho. Com relação aos medicamentos, estão com ordens emitidas e devem chegar nos próximos 15 dias”, salientou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost