26 de abril de 2024

Concurso do INSS deve ser lançado em breve; vagas serão para diversas áreas

72369-3vagas

72369-3O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deverá se pronunciar oficialmente a respeito do novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em breve. Com a aprovação do Orçamento da União de 2015, ocorrida no dia 17/03, mais tarde tornado Lei (22/04), foi dado um passo positivo e decisivo para que se concretize este concurso.

O pedido de concurso inicialmente estipulou um total de 3.080 vagas, mas a solicitação foi refeita e reencaminhada à pasta, desta vez com um total de 4.730 vagas a serem preenchidas. A maioria das oportunidades (2.000) se destina ao cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio), enquanto as demais se distribuiriam entre os cargos de Médico Perito (1.150) e Analista do Seguro Social (1.580).

Concurso pode ficar para 2016: na busca por certezas, o deputado Chico Alencar solicitou ao Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em março de 2015, informações sobre o próximo concurso do INSS. O requerimento pode ser acompanhado no link: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=996894>.

A resposta que foi dada dias depois pelo MPOG não é muito animadora, apesar de até já ser previsível: as vagas solicitadas foram contempladas parcialmente na LOA 2015 e não é possível dizer se a autorização sairá este ano, muito menos qual será o total exato de vagas/cargos a ser oferecido. Tudo isso porque o pedido ainda encontra-se em análise. Conclusão: existe possibilidade desse concurso ficar para 2016, sim!

A carreira de Técnico do Seguro Social requer o nível médio de escolaridade e proporciona remuneração inicial em torno de R$ 4,4 mil.

O ideal para todos os candidatos neste momento é priorizar os estudos, com base no conteúdo estabelecido no edital anterior.

INSS tem déficit superior a 10 mil servidores

Segundo a ANPAC – Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos, o INSS merece atenção especial no que se refere à reposição das perdas de pessoal, em função de sua importância social para a população. A Associação informa, inclusive que existe um déficit no órgão federal que é superior a 10 mil servidores em todo o país. “Para reverter o quadro precisa o governo intensificar a política de concursos públicos”, conclui a nota.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost