26 de abril de 2024

Com uma hora de terapia, você pode se livrar da sua insônia

insonia-838x557Estudo

insonia-838x557Um novo estudo da Universidade de Northumbria (Reino Unido) descobriu que uma simples sessão de terapia de uma hora ajuda a curar 73% das pessoas que sofrem de insônia aguda.

Esse é o primeiro estudo que tentou tratar a insônia na fase aguda, antes que se torne crônica. Depois de três meses, a maioria dos participantes já havia voltado a um padrão normal de sono.

Pessoas com insônia relatam problemas consistentes com a qualidade, duração ou continuidade de seus padrões de sono. Elas podem ter dificuldade para adormecer, para voltar a dormir ou podem acordar muito cedo, o que por sua vez pode levar a problemas com atenção, concentração, humor e memória.

 

O método

O estudo foi conduzido por Jason Ellis, professor de ciência do sono do Departamento de Psicologia da Universidade de Northumbria.

Quarenta adultos que relataram ter insônia por menos de três meses e que não estavam tomando medicação para ajudar a dormir participaram da pesquisa. Nenhum tinha recebido anteriormente terapia cognitivo-comportamental.

Os participantes foram divididos em dois grupos, cada um com nove homens e onze mulheres. Todos utilizaram diários de sono para registrar a qualidade e duração de seu sono durante sete dias antes do tratamento, bem como completaram o Índice de Gravidade de Insônia que mede a natureza, gravidade e impacto da condição.

A diferença foi que um dos grupos também recebeu uma sessão de uma hora de terapia cognitivo-comportamental, conduzida por Ellis, bem como um panfleto de autoajuda para ler em casa.

 

Resultados

Houve uma diferença significativa entre o grupo que recebeu terapia cognitivo-comportamental e o grupo de controle. Dentro de um mês, 60% dos participantes com terapia relataram melhora na qualidade do sono. Dentro de três meses, essa percentagem aumentou para 73%.

Enquanto isso, apenas 15% daqueles no grupo de controle, que não receberam a sessão de uma hora, relataram melhora no sono. Ao ver os resultados, 70% das pessoas no grupo de controle pediram para receber o mesmo tratamento.

 

Milagres em uma hora

A sessão de terapia cobriu coisas como educação do sono e as diferenças individuais na necessidade de sono em diferentes momentos da vida. Ellis, em seguida, introduziu o princípio da restrição de sono, que incentiva o indivíduo a ir para a cama somente durante o tempo necessário para dormir. Usando seus diários de sono, os indivíduos então receberam um horário para ir para a cama e um horário para levantar.

O panfleto continha uma mensagem “3D” com três ações para o indivíduo reconhecer e agir de acordo com os sintomas de insônia: “detectar – como registrar seu diário do sono”; “desligar” – como controlar estímulos que poderiam levar a um sono interrompido e “distrair” – instruções sobre como usar o controle cognitivo para distrair sua mente.

“Insônia crônica é um problema de saúde considerável que atrapalha tanto o indivíduo quanto a economia da sociedade, e tem sido associado com o desenvolvimento ou agravamento de um número de condições físicas e psiquiátricas. Qualquer coisa que a impeça de ir para a fase crônica será um benefício real”, explica Ellis. [ScienceDaily]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost