26 de abril de 2024

Dilma diz que Brasil está em um ano de “travessia”

alx dilma-brasil-20150722-18 originaleconomia

Diante do agravamento da crise econômica, de mais cortes de gastos e da iminente redução da meta fiscal, a presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que 2015 é um ano de “travessia”. Ela falou durante cerimônia de inauguração de uma usina de álcool em Piracicaba, no interior de São Paulo. “Sem dúvida estamos num ano de travessia. Também estamos num ano de novas possibilidades, atualizando as bases da nossa economia. Vamos voltar a crescer dentro do nosso potencial”, disse. A afirmação foi feita em um momento em que o governo discute a redução da meta de superávit primário que deve passar de 1,1% do PIB para algo pouco acima de zero, segundo fontes.

alx dilma-brasil-20150722-18 original

Segundo a presidente, o governo continua perseguindo o reequilíbrio das contas públicas. “Já tomamos um conjunto de medidas e algumas estão dando resultados, como o realinhamento dos preços dos combustíveis, e, no caso do etanol, o aumento da mistura (com a gasolina).”

A presidente também aproveitou a ocasião para defender investimentos em inovação e tecnologia para o país obter ganhos de produtividade. “Inovação tecnológica em todas as esferas é o caminho do país porque nós estamos numa travessia”, disse.

Dilma voltou a usar parte do discurso de campanha, durante a qual culpou a crise internacional pelos problemas econômicos no Brasil. “Houve uma alteração nas condições internacionais e o superciclo das commodities se encerrou. Nessa travessia nós vamos procurar sempre buscar maior produtividade e menores custos, além de maior inovação para garantir empregos e um crescimento do país no curto, médio e longo prazos”, declarou.

Dilma ainda afirmou que o governo vai continuar tomando medidas microeconômicas, ampliar concessões à iniciativa privada e vai “se esforçar “para manter programas sociais como o Minha Casa Minha Vida. Ela também enfatizou que quer consolidar a expansão da classe média brasileira. “Queremos que o Brasil seja um país de classe média e que tenha competitividade em relação aos demais países do mundo.”

LEIA MAIS

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost