No Acre, salários em setor público são quase o dobro do pago pela iniciativa privada

O trabalhador do serviço público no Acre chega a ganhar quase duas vezes mais do que seu colega com carteira assinada por uma empresa privada. Enquanto o salário médio do servidor do Estado é de R$ 2,5 mil, na iniciativa privada este valor é de R$ 1,3 mil. É o que aponta a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Contínua) divulgada nesta terça-feira (25) pelo IBGE.

O instituto aponta que a taxa de desocupação entre os acreanos nos meses de abril a junho últimos foi de 8,7%, contra 8,3% do registrado em todo o País. Os números refletem o aumento do desemprego entre a grande maioria dos Estados (com exceção de Santa Catarina) por conta da atual crise econômica.

Neste fim de semana ContilNet já tinha mostrado que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontou que o Acre apresentou um julho negativo na geração de novos postos de emprego.

O Estado teve uma redução de 0,09% no número de pessoas com carteira assinada, na comparação com junho. Nos sete primeiros meses do ano o Acre perdeu 1.213 postos de trabalho. Já no acumulado dos últimos 12 meses a retração chega a 3.001 postos, queda de 3,30%.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

No Acre, salários em setor público são quase o dobro do pago pela iniciativa privada