26 de abril de 2024

Vestidos de preto, servidores protestam durante inauguração da nova sede do MPF

mpf

Prédio com arquitetura moderna e funcionalidade, no Portlal da Amazônia (Foto: Fabio Pontes/ContilNet)

O Ministério Público Federal (MPF) teve inaugurada nesta sexta-feira (4) sua nova sede administrativa no Acre. A instituição deixa para trás suas antigas acomodações em uma casa na Rua Epaminondas Jácome, no centro de Rio Branco. Durante três décadas o MPF funcionou na “casinha”, como foi apelidado o imóvel pelos seus funcionários. Passa a funcionar agora em um prédio com arquitetura moderna e funcionalidade, na Alameda Ministro Miguel Ferrante, 340, no bairro Portal da Amazônia.

A solenidade aconteceu com a participação da vice-governadora Nazareth Araújo e do secretário-geral do MPF, Lauro Pinto Cardoso Neto, que representou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato.

O evento foi marcado por protesto dos servidores do MPF em greve que, vestidos com blusas pretas, pediam a valorização de suas carreiras.

O tom dos discursos foi amenos, sem nenhuma das autoridades tocar em questões polêmicas. Somente o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque, defendeu a união dos Ministérios Públicos no combate à corrupção, o que ele considerou um “câncer mundial”.

D’Albuquerque é processado no Judiciário acreano acusado de ter sido beneficiado em alteração na Lei Orgânica do Ministério Público Estadual para beneficiar 15 promotores lotados no interior, o que teria contribuído para sua eleição na lista tríplice para a Procuradoria Geral de Justiça, em 2012 – ele nega as acusações.

Questionado sobre o legado que ficará com os resultados da Operação Lava Jato, o secretário-geral do MPF, Lauro Cardoso, declarou que o Brasil está no “caminho certo”.

“Eu acredito que as instituições estão funcionando, está havendo um fortalecimento das instituições democráticas e acho que estamos no caminho certo”, afirmou

A mesma opinião tem a vice-governadora. “As crises existem, nós passamos por elas, e os desafios estão postos para que nós demonstremos a nossa capacidade de superação. O Brasil de hoje, com todo o fortalecimento das instituições, dentro da vida democrática, ele faz a superação do momento de crise”, concluiu Nazareth Araújo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost